loading

Sporting na luta, FC Porto iguala recorde e Messi faz história na Champions

O Sporting manteve-se hoje na luta pelos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, em que se apuraram Chelsea e Shakhtar Donestk, numa quinta jornada histórica devido a novo recorde do argentino Lionel Messi.

Sporting na luta, FC Porto iguala recorde e Messi faz história na Champions

Dias depois de se ter sagrado no melhor marcador da história do campeonato espanhol, o avançado do FC Barcelona fez um “hat-trick” no triunfo dos catalães no campo do APOEL Nicosia (4-0) e tornou-se no maior goleador de sempre da “Champions”.

Com o seu primeiro tento desta ronda, aos 38 minutos, Messi ultrapassou a marca de 71 que pertencia a Raul, avançado que fez grande parte da sua carreira no Real Madrid, e juntou ainda mais dois, aos 58 e 87, elevando o novo recorde para 74 golos.

Já com o apuramento garantido no Grupo F, juntamente com o Paris Saint-Germain, o uruguaio Luis Suarez iniciou a goleada catalã na capital cipriota, naquele que foi o seu primeiro golo com a camisola do FC Barcelona.

Do lado do APOEL, que apresentou os portugueses Tiago Gomes, Nuno Morais e Mário Sérgio no “onze”, resta lutar por um lugar na Liga Europa com o Ajax, que foi à capital francesa perder com o Paris Saint-Germain, por 3-1.

A sonhar com um lugar nos “oitavos” continua o Sporting, que recebeu e bateu os eslovenos do Maribor, por 3-1, com Nani em destaque com um golo e uma assistência, num jogo que teve um intervalo de quase uma hora devido à falha de parte da iluminação no Estádio José Alvalade.

Com golos de Carlos Mané (10 minutos), Nani (35) e Slimani (65), os “leões” garantiram também, pelo menos, um lugar na Liga Europa. Jefferson, num lance infeliz aos 42, anotou o golo do Maribor.

O Sporting subiu ao segundo lugar do Grupo G e um empate na última ronda, no terreno do Chelsea, garante automaticamente o apuramento para os “oitavos”.

Por seu lado, os ingleses, liderados por José Mourinho, golearam na Alemanha o Schalke 04, por 5-0, e asseguram não só a qualificação, mas também o primeiro lugar.

Em melhor posição ficou o FC Porto, que, já com o apuramento confirmado, igualou a sua segunda melhor participação de sempre na Liga dos Campeões e garantiu o primeiro lugar do Grupo H, ao vencer na Bielorrússia o BATE Borisov, por 3-0.

Os "dragões" apresentaram-se na Bielorrússia com o intuito de vencerem a partida para poderem igualar a marca dos 13 pontos registada em 2012/2013, além de manterem sob mira o seu recorde de 16, alcançado na edição de 1996/97, e consequentemente a vitória no grupo.

Num jogo sem grande emoção, valeram os golos anotados, já na segunda parte, pelo mexicano Hector Herrera, aos 56 minutos, o colombiano Jackson Martinez, aos 65, e o espanhol Cristian Tello, aos 89.

Por seu lado, o BATE igualou o pior registo de golos sofridos nesta fase da prova, com 22.

Este resultado permitiu também ao Shakhtar Donetsk reservar um lugar na próxima fase, apesar de uma derrota caseira perante o Athletic Bilbau, por 1-0.

Praticamente eliminado esteve o Manchester City, mas dois golos de Sergio Aguero nos minutos finais acabaram por garantir aos campeões ingleses uma preciosa vitória na receção ao já apurado Bayern Munique, por 3-2.

O avançado argentino, que terminou o jogo com um “hat-trick”, deixou o Manchester City com cinco pontos no Grupo E, os mesmos que CSKA Moscovo e AS Roma, quando resta uma jornada. Moscovitas e italianos empataram a um golo num jogo disputado à porta fechada na capital russa.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?