loading

Platini diz que FIFA deve publicar relatório de investigação aos Mundiais

O presidente da UEFA, Michel Platini, disse hoje que a FIFA deveria divulgar na íntegra o relatório da investigação sobre a escolha das sedes dos Mundiais de 2018 e de 2022 (Rússia e Qatar) e, eventualmente, repetir a votação.

Platini diz que FIFA deve publicar relatório de investigação aos Mundiais

"Gostaria que o relatório fosse publicado na sua totalidade, sempre em linha com as normas do Comité de Ética da FIFA. E, claro, se houve algo mal feito, deveria haver uma nova votação", disse o responsável do futebol europeu.

Há cerca de duas semanas, a FIFA deu oficialmente como terminadas as investigações às suspeitas de atos de corrupção no processo de escolha do Qatar para sede do Mundial de 2022 e da Rússia para 2018, o que levou o investigador encarregado de elaborar o relatório, Michael Garcia, a dizer que a decisão assenta em "interpretações erradas" das suas conclusões.

O norte-americano recorreu a outra instância da própria FIFA.

O investigador tem defendido a publicação o quanto antes das 430 páginas do relatório, com cortes específicos para defender o anonimato das testemunhas que fizeram denúncias. Mas outros responsáveis da FIFA apenas mostraram abertura para publicar um sumário provisório de 42 páginas, com o que consideram ser as principais conclusões do relatório completo.

Sobre a polémica em torno das datas do Mundial do Qatar, Michel Platini disse que está convencido de que o torneio será disputado no inverno, devido às altas temperaturas no verão naquele país do Médio Oriente.

"É absolutamente claro que o Mundial deve jogar-se no inverno, e estou certo de que encontraremos uma solução reunindo em torno da mesma mesa todos os membros da família do futebol. Para bem dos jogadores, dos adeptos e do Campeonato do Mundo", salientou.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?