loading

Comentário: Rio Ave volta a escorregar na Liga Europa

O Rio Ave perdeu hoje 2-0 em Kiev com o Dínamo, em partida do grupo J da Liga Europa de futebol cujo resultado não foi mais dilatado devido à inspiração do guarda-redes vila-condense Ederson.

Comentário: Rio Ave volta a escorregar na Liga Europa

Os golos de Lens (53 minutos) e do português Miguel Veloso (78) entregaram, justamente, a vitória à equipa mais experiente, adiando o primeiro triunfo do Rio Ave na fase de grupos da competição.

No último lugar do grupo, com apenas um ponto somado e já sem possibilidade de se qualificar para a fase seguinte da prova, o técnico do Rio Ave, Pedro Martins, optou por fazer várias alterações na equipa, em relação ao "onze" que habitualmente apresenta nas competições europeias.

Apesar da menor rotina, os lusos até entraram com garra na partida, com Hassan, num par de oportunidades, a ameaçar a baliza do Dínamo de Kiev.

No entanto, o atrevimento vila-condense durou pouco, pois, paulatinamente, os ucranianos foram assumindo o controlo do desafio, com Lens e Kravets a causar muitos problemas à defesa do Rio Ave.

Ederson, guarda-redes brasileiro que costuma ser suplente do compatriota Cássio, começou nesta fase a assumir-se como uma das figuras do desafio, negando, com intervenções corajosas, o golo a Kravets em três situações consecutivas.

O intervalo chegou com algum alívio para a formação da foz do Ave, que, no regresso do descanso, voltou a sentir dificuldades para segurar o maior poderio do adversário.

Acabou, por isso, por não surpreender o primeiro golo do Dínamo de Kiev, à passagem do minuto 53, quando Lens, num trabalho individual, pressionou até à exaustão Lionn, que, passivamente, deixou que o holandês rematasse para o 1-0, após um pequeno desvio de André Vilas Boas.

Em desvantagem, Pedro Martins lançou no jogo Ukra e Diego Lopes, tendo a equipa recuperado algum fôlego ofensivo e protagonizado mais remates perigosos.

Mas, do lado ucraniano, também o técnico Sergei Rebrov lançou um trunfo: o internacional português Miguel Veloso, que, aos 78 minutos, assinou, de cabeça, o 2-0.

O segundo tento abanou por completo a confiança do Rio Ave, que não mais conseguiu reagir, vendo Ederson, que defendeu 13 remates ao longo do jogo, evitar que a derrota assumisse contornos maiores.

Na próxima e última jornada do grupo, os vila-condenses recebem os dinamarqueses do Aalborg, numa partida em que os nórdicos terão de pontuar para seguirem em frente na prova, enquanto a equipa lusa, já eliminada, procura o primeiro triunfo na prova.

Programa da jornada

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014
Dynamo - Panathinaikos, 2 - 1
Guingamp - Fiorentina, 1 - 2
FK Krasnodar - Lille, 1 - 1
Dynamo Kyiv - Rio Ave, 2 - 0
VfL Wolfsburg - Everton, 0 - 2
Lokeren - Legia Warszawa, 1 - 0
Dinamo Minsk - PAOK, 0 - 2
Trabzonspor - Metal Kharkiv, 3 - 1
Feyenoord - Sevilla, 2 - 0
Aalborg - Steaua, 1 - 0
Sparta - Napoli, 0 - 0
Slovan Bratislava - Young Boys, 1 - 3
Rijeka - Standard, 2 - 0
Asteras Tripolis - Besiktas, 2 - 2
Celtic - RB Salzburg, 1 - 3
HJK - Kobenhavn, 2 - 1
Zurich - Apollon Limassol, 3 - 1
Astra Giurgiu - Dinamo Zagreb, 1 - 0
Villarreal - Mönchengladbach, 2 - 2
Tottenham - Partizan, 1 - 0
Inter - Dnipro, 2 - 1
Saint-Étienne - FK Qarabagh, 1 - 1
Torino - Club Brugge, 0 - 0

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014
Estoril - PSV, 3 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?