loading

Porca Miséria: Os Mortos de Milão!

Ao todo são 89 títulos que ambas as equipas somam em conjunto, e ambas são atualmente pedaços sem cor na grande pintura que é a Serie A.

Porca Miséria: Os Mortos de Milão!

Milan e Inter, estas são duas equipas que pertencem à mesma cidade de Itália, Milão. Outrora foram grandes equipas mas as suas prestações tem vindo a baixar muito de nível.

Recuemos à época de 2010/2011, esta foi a última temporada em que estas duas equipas ficaram juntas no pódio da tabela da liga. Na altura tinha sido campeão o Milan, com mais 6 pontos que o segundo classificado, Internazionale (Inter de Milão). Os três melhores goleadores dessa liga foram: Antonio Di Natale (28), Edinson Cavani (26) e Samuel Eto’o (21).

No ano seguinte a Juventus foi campeã, ficando a 4 pontos do segundo, Milan e a 26 pontos do sexto classificado, Inter.

2012/2013, bicampeonato para a Juventus, terceiro lugar para o Milan e nono lugar para a equipa comandada por Andrea Stramaccioni.

A época passada, 2013/2014, tricampeonato para a equipa de Torino, Juventus, quinto lugar para o Inter e oitavo para o Milan.

Em quatro anos o conjunto de lâmpadas que iluminava estas duas equipas de Milão fundiram-se. Não há luz em Milão, os lugares na tabela da liga italiana deste ano são novamente sombrios; sétimo para o Milan e décimo segundo para o Internazionale.

O Milan ainda conseguiu vencer a Udinese no penúltimo jogo na jornada 13; depois desse jogo o presidente do clube Silvio Berlusconi, ex-primeiro ministro da Itália, visitou o Milanello e muito empolgado elogiou fortemente a equipa: «Vocês melhoraram muito. No último domingo (na vitória por 2 a 0 sobre a Udinese), eu e os outros adeptos do Milan reencontramos o nosso Milan»; esta foi uma boa frase enquanto durou... porque, depois dessas palavras o Milan voltou a perder 1 a 0 com o Genoa. Talvez agora o presidente e os adeptos estejam de novo “pela cidade à procura da equipa”.

O Internazionale esta época é uma espécie de Borussia de Dortmund: na liga está degradado mas nas competições europeias está agradando. No Grupo F da liga europa a equipa de Roberto Mancini está em primeiro lugar (porém o grupo é muito fraco). A equipa de Pippo Inzaghi não está em nenhuma competição europeia (desde 1998/1999, a equipa não ficava fora de competições europeias).

Existe explicação para este declínio? Sim. Este cenário estava antecipado há muito: ou as equipas investiam na formação e/ou na contratação de novos jogadores, ou não haveria mais futebol em Milão, a média de idades das equipas era muito elevada. À medida que jogadores mais veteranos iam saindo, havia lugares que ficavam vagos, prontos para começar do zero.

Nestes últimos quatro anos o Inter teve cinco treinadores diferentes (cinco filosofias diferentes); jogadores importantes na altura de Mourinho foram-se embora e a prestação da equipa baixou. O Milan apesar de não ter mudado de treinador tantas vezes como o Inter, também tinha jogadores muito veteranos na equipa e poucos jovens no banco.

Ambos as equipas investiram 12 milhões de euros em contratações para esta temporada, parece que há uma vontade de melhorar o fator “velhice”, porém não é fácil, pois as outras equipas de Itália anteciparam este cenário, e prepararam desde logo o rejuvenescimento da equipa (como a Juventus).

A esperança de um futuro melhor para os dois clubes está no banco de reservas, com as novas contratações e os jovens da academia. Não vai ser fácil, mas não é impossível voltar à ribalta.

Neste momento as luzes não iluminam Milão, é necessário comprar novas luzes ou novos geradores.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?