loading

Madeira homeageou Cristiano Ronaldo com Medalha de Mérito

Cristiano Ronaldo recebeu hoje a medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira (RAM), um momento que o futebolista do Real Madrid, eleito melhor do mundo em 2013, viu como um privilégio.

Madeira homeageou Cristiano Ronaldo com Medalha de Mérito

"Estou muito feliz, é algo que para mim diz muito, para a minha família e para as pessoas que gostam de mim. E é um privilégio enorme ser condecorado com esta medalha. O discurso não é o meu forte, sou melhor a jogar futebol. (...) Guardarei este momento num canto especial da minha vida", disse o internacional português.

Natural da freguesia de Santo António, concelho do Funchal, na ilha da Madeira, Cristiano Ronaldo salientou também a importância de estar na sua terra natal: "É um orgulho estar novamente, aqui, na Madeira onde fui criado, onde tenho as minhas raízes e onde tenho a minha família", disse.

Um dia depois de ter encerrado o ano com a conquista do Mundial de clubes em Marrocos, ao serviço do Real Madrid, o extremo luso recebeu a mais alta condecoração da RAM das mãos do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM).

Miguel Mendonça considerou a cerimónia um "momento particularmente gratificante" para o parlamento receber Cristiano Ronaldo "porque é um madeirense do mundo, que corre mundo levando também o nome da Madeira e de Portugal aos mais recônditos espaços e pontos do globo", declarou.

"O Ronaldo é um cidadão do mundo, é um cidadão que é ídolo de imensa gente e personalidades de cidadãos de todas as nacionalidades que cuidou do seu futuro e da sua profissão", acrescentou.

Para Miguel Mendonça, Cristiano é um "profissional que faz do trabalho um mandamento e (...) esta é a sua divisa - trabalho".

"Mas é exemplo de outras virtudes porque não se deixou fascinar pelo sucesso, aceitou o sucesso com naturalidade, não se deixou deslumbrar pelo sucesso, não se envaideceu, é um homem do povo e que veio do povo, saiu jovenzinho da sua terra, mas que levou a sua terra no seu coração", concluiu.

A 06 de fevereiro deste ano, o presidente do parlamento madeirense, Miguel Mendonça, anunciou que a Comissão Permanente do parlamento regional decidira, por unanimidade, atribuir ao futebolista internacional português a Medalha de Mérito, a mais alta condecoração da Região Autónoma.

A entrega da insígnia, atribuída a "pessoas de real mérito e que personifiquem exemplo para a sociedade", antecedeu a inauguração de um monumento em sua homenagem da autoria do escultor Ricardo Velosa na Praça do Mar e promovido pela Empresa Jornal da Madeira.

Cristiano Ronaldo terminou 2014 com o quarto título coletivo pelo Real Madrid, ao sagrar-se na noite de sábado campeão mundial de clubes, um troféu que já tinha ganhado, em 2008, ao serviço dos ingleses do Manchester United.

Campeão europeu também com o clube espanhol, Cristiano Ronaldo somou este ano 61 golos, em 60 jogos, e uma série de recordes individuais, tornando-se o melhor marcador de uma só edição da Liga dos Campeões (17 golos).

Cristiano Ronaldo, o argentino Lionel Messi e o alemão Manuel Neuer são os três nomeados para a Bola de Ouro de 2014, cujo vencedor será anunciado a 12 de janeiro.

A cerimónia registou a presença das principais autoridades civis, militares, religiosas e do desporto, entre as quais pontificavam, para além do presidente da ALM, o representante da República, juiz-conselheiro Ireneu Barreto, o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, e público, que aguardou a sua chegada ao parlamento madeirense.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?