loading

Benfica e FC Porto procuram regressar aos triunfos e conter ameaça Sporting

O Benfica, líder da I Liga de futebol, e o perseguidor FC Porto procuram regressar às vitórias na 19.ª jornada da prova, frente a Boavista e Paços de Ferreira, e conter a ameaça que representa o Sporting.

Benfica e FC Porto procuram regressar aos triunfos e conter ameaça Sporting

Os `encarnados´ perderam de forma surpreendente na ronda anterior, precisamente em Paços de Ferreira, por 1-0, terminando uma série de nove triunfos consecutivos no campeonato e ficando pela primeira vez em `branco´ desde abril de 2012, após 81 jogos sempre a marcar.

A receção de sábado ao Boavista continua a assumir-se como um `clássico´ do futebol português, mas a situação atual dos `axadrezados´, 13/os classificados no regresso ao escalão principal após a despromoção na sequência do `Apito Dourado´, é substancialmente mais frágil.

Com seis pontos de vantagem sobre o FC Porto e sete sobre o Sporting, o campeão nacional ainda dispõe de margem de manobra, mas nova escorregadela, mesmo que se traduza num empate, deixará a equipa treinada por Jorge Jesus em posição delicada, a uma semana de visitar o rival lisboeta.

Com um plantel mais curto do que em épocas anteriores, situação que se agravou com a saída do argentino Enzo Pérez para o Valência, Jorge Jesus terá de contar ainda com a ausência de outro argentino, Gaitán, que integra uma lista de lesionados, composta também por César, Fejsa e Rúben Amorim.

O FC Porto também está privado do defesa Martins Indi, suspenso, e do avançado Adrián López, lesionado, ausências que se juntam às de Brahimi e Aboubakar, a disputarem a Taça das Nações Africanas (CAN), necessitando igualmente de se recompor do desaire por 1-0 sofrido na jornada anterior, no estádio do Marítimo.

Os `dragões´ vão reencontrar-se no domingo com o treinador que os orientou sem grande sucesso na última temporada e o triunfo do Paços de Ferreira, instalado numa tranquila sétima posição, sobre o Benfica lançou à equipa portuense um importante `aviso à navegação´.

O Sporting é que aproveitou os deslizes dos principais adversários para se aproximar do topo da tabela, reduzindo para apenas um ponto o atraso para o FC Porto, e vai visitar o Arouca em busca da sexta vitória consecutiva e da 10.ª partida sem perder na competição.

Os `leões´ não têm acusado a ausência do avançado Slimani, melhor marcador da equipa na prova, com sete golos, que está a representar a Argélia na CAN, mas para a deslocação de domingo a Arouca também não poderão contar com o influente avançado Nani e o defesa Jefferson.

O Benfica tem a vantagem de não ter de disputar qualquer jogo a meio da semana, ao contrário dos outros dois “grandes”, que encerraram na quarta-feira a participação na fase de grupos da Taça da Liga, ainda que ambos tenham poupado muitos habituais titulares.

Os `dragões´ cumpriram com o favoritismo e, com uma goleada 4-1 à Académica, asseguraram o primeiro lugar do grupo D e consequente apuramento para as meias-finais, enquanto os `leões´ complicaram as contas, ao empatar 1-1 na receção ao Vitória de Setúbal e podem falhar as meias-finais, caso o Vitória de Setúbal ou o Belenenses vençam na última ronda.

Vitória de Guimarães, quarto colocado, e Sporting de Braga, quinto, as equipas mais bem posicionadas para conquistarem os dois lugares de acesso às provas europeias, defrontam adversários desiguais: os vimaranenses visitam o `aflito´ Penafiel (17.º), enquanto os bracarenses recebem o `tranquilo´ Moreirense (10.º).

À espera de um deslize dos penafidelenses estão o `lanterna-vermelha´ Gil Vicente e a Académica, primeira equipa acima da linha de despromoção, no 16.º lugar, que defrontam no domingo o Vitória de Setúbal e o Marítimo, respetivamente.

Programa da 19.ª jornada:

Sexta-feira, 30 jan:
Sporting de Braga – Moreirense, 20:30 (Sport TV)

Sábado, 31 jan
Benfica – Boavista, 17:00 (BTV)
Nacional – Belenenses, 17:30 (Sport TV)
Penafiel - Vitória de Guimarães, 20:15 (Sport TV)

Domingo, 01 fev:
Rio Ave - Estoril-Praia, 16:00
Académica - Marítimo, 16:00
Gil Vicente - Vitória de Setúbal, 16:00
Arouca – Sporting, 18:00 (Sport TV)
FC Porto - Paços de Ferreira, 20:15 (Sport TV)

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?