loading

Notícias breves de Portugal

Notícias breves da Região Centro de Portugal.

Notícias breves de Portugal

BATALHA: Requalificação da Escola António Cândido da Encarnação vence Orçamento Participativo

O projeto mais votado pelos munícipes da Batalha no âmbito do orçamento participativo foi a requalificação da antiga Escola António Cândido da Encarnação, mais concretamente a substituição de toda a caixilharia de madeira, anunciou hoje a câmara.

A iniciativa em causa, de dez submetidas à votação ao longo de todo o mês de janeiro, recolheu 692 votos, de um total de 1.244, e será implementada pela autarquia da Batalha após a respetiva validação técnica a orçamental.

"A antiga escola António Cândido da Encarnação data do início do século XX e constitui para a vila da Batalha e para os batalhenses um edifício de memória com grande carga afetiva, associado ao benemérito António Cândido da Encarnação e ao seu legado", explica a câmara.

Segundo o município, o espaço "tem estado ao serviço do movimento associativo do concelho".

POMBAL: Câmara de Pombal recebe visita do bispo de Coimbra D. Virgílio

A Câmara Municipal de Pombal recebe no sábado o bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, no âmbito da visita pastoral à paróquia de Pombal.

Segundo a autarquia, a receção começa às 10:30 em frente ao edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se uma sessão de boas-vindas no salão nobre.

Pelas 12:00, está prevista a apresentação e bênção dos equipamentos recentemente adquiridos pelas juntas de freguesia e pelo município no Parque de Máquinas junto ao Parque Industrial Manuel da Mota.

COIMBRA: Espetáculo abre comemorações dos 75 anos do Portugal dos Pequenitos

A Fundação Bissaya Barreto (FBB) promove no sábado, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, um espetáculo com a fadista Cuca Roseta e o Grupo Cordis, com o quarteto Opus Quatro e com os coros dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e do Colégio Bissaya Barreto.

O espetáculo, com início agendado para as 21:30, dá início às comemorações do 75.º aniversário do Portugal dos Pequenitos, emblemático parque temático da cidade de Coimbra, que foi inaugurado em 08 de junho de 1940.

O parque lúdico e pedagógico Portugal dos Pequenitos, que foi idealizado e construído por Bissaya Barreto e projetado pelo arquiteto do modernismo português Cassiano Branco, “assume-se como uma obra ímpar a nível nacional e internacional, representando um valioso instrumento de divulgação, valorização e representação de forma pormenorizada e numa escala reduzida, de uma vasta gama de elementos da arquitetura e da história de Portugal”, sublinha uma nota da FBB.

“As casinhas tradicionais, as representações dos principais monumentos nacionais, os pavilhões dos países conquistados na época das Descobertas Portuguesas e ainda os vários núcleos museológicos compõem um parque que tem encantado gerações de crianças”, acrescenta a mesma nota.

O programa de comemorações do aniversário do Portugal dos Pequenitos estende-se “ao longo dos próximos meses, tendo como ponto alto o aniversário em 08 de junho”.

CANTANHEDE: Exposição sobre Miguel Torga na Biblioteca Municipal

Uma exposição fotográfica e documental sobre Miguel Torga está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até final de fevereiro, para assinalar o 20.º aniversário da morte do poeta e escritor, que nasceu em 1907, em Trás-os-Montes, e que residiu a maior parte da sua vida em Coimbra.

A exposição mostra “fotografias de várias etapas” da vida de Torga, “textos manuscritos e datiloescrítos de alguns dos seus contos mais conhecidos e cartas que escreveu a figuras públicas portuguesas”, todos documentos cedidos temporariamente à Biblioteca de Cantanhede pela Câmara Municipal de Coimbra/Casa Museu Miguel Torga.

Falecido em 17 de janeiro de 1995, Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, médico, tem a sua obra traduzida em vários idiomas, “sendo muito justamente considerado um dos mais importantes escritores portugueses do século XX e uma referência incontornável no panorama literário contemporâneo do país”, afirma uma nota da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

GÓIS: Torneio de Futebol Intermunicípios sábado no campo Nogueira Pereira

A segunda jornada da edição deste ano do Torneio de Futebol Intermunicípios vai decorrer no sábado, em Góis, no campo de futebol António Nogueira Pereira, a partir das 15:00.

A iniciativa conta com a participação dos municípios da Lousã, de Góis, de Pampilhosa da Serra, de Vila Nova de Poiares, de Montemor-o-Velho e de Condeixa-a-Nova, todos no distrito de Coimbra.

O torneio começa, às 15:00, com o jogo entre Góis e Lousã, seguindo-se, uma hora depois, o encontro entre Vila Nova de Poiares e Condeixa-a-Nova e, às 17:00, o confronto entre Montemor-o-Velho e Pampilhosa da Serra.

Os ‘atletas’ vestem a camisola dos respetivos municípios, "calçam as chuteiras e disputam um animado torneio de futebol”, afirma a organização do evento, recordando que os jogos pretendem ser “uma forma de aliar a prática desportiva à confraternização”.

Na primeira jornada, Góis venceu Condeixa-a-Nova e Vila Nova de Poiares perdeu com Pampilhosa da Serra, enquanto Lousã e Montemor-o-Velho empataram.

CONDEIXA-A-NOVA: Rastreio de cancro da mama até meados de março

O Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) apela às mulheres do concelho de Condeixa-a-Nova, com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos para participarem no Programa de Rastreio de Cancro da Mama que está a decorrer nesta vila do distrito de Coimbra até meados de março.

Para o rastreio, promovido pelo NRC da Liga, está estacionada uma Unidade Móvel de Mamografia Digital junto ao Centro de Saúde de Condeixa-a-Nova, em funcionamento de segunda a quinta-feira entre as 09:00 e as 18:00 e à sexta-feira entre as 09:00 e as 12:30 e as 13:30 e as 16:30.

“As mulheres com inscrição atualizada no Centro de Saúde recebem uma carta-convite com a indicação da data e hora de realização do exame”, refere uma nota do NRC da LPCC, sublinhando que, no entanto, se constata que “muitas faltas ao rastreio decorrem da desatualização dos dados de morada nos registos dos centros de saúde, motivo pelo qual a Liga “apela à atualização dos mesmos e à participação no rastreio”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
26-05-2015 · 12:12

Notícias breves de Portugal

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?