loading

Bloco de Notas: A comunicação do final de temporada

Fim de época à porta e chegou o momento das grandes decisões. Uns lutam por títulos, outros por uma qualificação para as competições europeias e há ainda quem lute simplesmente para não descer de escalão. Diferentes objetivos, diferentes maneiras de os alcançar. Certo é que no próximo mês e meio tudo se irá definir. A forma como se comunica, nesta fase decisiva da época, é muito importante.

Bloco de Notas: A comunicação do final de temporada

Não é a comunicação que decide as coisas no mundo do desporto, mas pode ajudar grandemente a realizar objetivos traçados. É óbvio que a forma de comunicar num clube, seja a nível interno ou externo, que luta para ser campeão não vai ser a mesma do que num clube que está a lutar para não descer de divisão. Nesta fase da temporada é, mais do que nunca, essencial ter cuidado com aquilo que se diz no grupo e com aquilo que é transmitido cá para fora. Numa altura de decisões, qualquer frase mal explicada pode ter repercussões negativas.

Os treinadores sabem melhor do que ninguém que a mensagem é importante e aproveitam a comunicação social para fazer passar as ideias deles. É verdade que assim é a época toda mas, se repararmos com atenção, nesta fase as mensagens são muito mais direcionadas.

Veja-se, a título de exemplo, o que disseram ontem Marco Silva e José Mourinho. O treinador do Sporting afirmou na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Paços de Ferreira que não percebia porque se falava tanto na saída de certos jogadores leoninos nesta fase da temporada: «Não faz sentido. Não vejo igual nos outros clubes. Se visse igual para os outros 18 clubes, mas não: só vejo uma incidência muito grande sobre os jogadores do Sporting e possíveis transferências nas notícias. Não me parece normal, e não estamos no defeso ou pré-temporada: estamos em competição, e muito empenhados naquilo que queremos: ganhar os nossos jogos».

VISITE O BLOGUE MARCAS DO FUTEBOL

Um claro recado para o exterior. Com essa posição, o treinador leonino pretende dar um aviso a empresários, comunicação social e também aos jogadores. Ou seja, Marco Silva dá e entender que a época ainda não terminou e que há objetivos para cumprir.

Por seu lado, Mourinho também enviou um recado aos empresários nesta fase da época. O treinador do Chelsea confrontado com movimentos no mercado de transferências no final da época foi claro: «Todos os jogadores têm um preço, mas o clube que vende é que tem o controlo, não o clube que quer comprar, nem o agente e nem o primo».

Dois exemplos de como se controla a comunicação numa fase crucial da época. Os treinadores não querem ver objetivos comprometidos com distrações vindas do exterior. A nível interno a comunicação também deve ser fortalecida. É necessário os atletas entenderem claramente o que está em jogo nesta fase da temporada. As distrações com as idas às seleções e as possíveis mudanças de clube no final das competições não devem interferir com o desempenho individual de cada jogador.

No próximo mês e meio tudo se decide para o bem ou para o mal. No fim será feito o balanço do desempenho desportivo, tanto individual como coletivo. Para já, é importante que todos estejam focados e que todos remem para o mesmo lado. Para tal, todos os intervenientes no clube (seja ele qual for) devem falar a uma só voz, o que nem sempre se vai verificando, durante a temporada, em certos clubes.

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?