loading

Comentário: Benfica goleia Académica e supera 90 golos na época

O Benfica recebeu e venceu hoje a Académica, por 5-1, graças a uma entrada de ‘rompante' na partida da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que lhe valeu uma confortável vantagem nos primeiros 20 minutos.

Comentário: Benfica goleia Académica e supera 90 golos na época

Jardel (oito minutos), Jonas (11) e Lima (19, de grande penalidade) praticamente sentenciaram o encontro diante dos ‘estudantes' na primeira parte, antes de o próprio Jonas (53) e Fejsa (84) fecharem as contas do triunfo, que permitiu aos ‘encarnados' atingirem os 91 golos marcados nas provas oficiais desta época (71 no campeonato).

Pelo meio, Rafael Lopes (80) ainda reduziu para os visitantes, embora não colocando em causa a vitória do Benfica, que se mantém na liderança isolada, provisoriamente com mais seis pontos do que o FC Porto, que defronta o Rio Ave, em Vila do Conde, quando faltam duas semanas para o clássico que vai opor ‘águias' e ‘dragões'.

Para o confronto desta tarde, Jorge Jesus voltou a contar com Luisão, que tinha falhado a receção ao Nacional, mas foi obrigado a mexer no lado esquerdo da defesa, colocando André Almeida no lugar do castigado Eliseu.

Perante mais de 55.000 adeptos, o Benfica voltou a ter uma entrada a todo o ‘gás', diante de um adversário que se apresentou com uma estratégia de clara contenção, apresentando-se com cinco defesas, quatro médios e um avançado (5x4x1).

Contudo, a estratégia da ‘briosa' caiu completamente por ‘terra' nos instantes iniciais, uma vez que o central goleador Jardel surgiu na área a inaugurar o marcador, ainda antes dos 10 minutos.

Ainda os ‘estudantes' se recompunham do ‘golpe' e Jonas já aumentava o placar, num cabeceamento certeiro, aproveitando as facilidades concedidas pelo aglomerado de homens de negro que se encontravam dentro da área.

No entanto, os ‘estragos' iniciais não se ficaram por aí e, à passagem dos 20 minutos, Fernando Alexandre derrubou Lima dentro da área, proporcionando que o avançado brasileiro convertesse o castigo máximo e apontasse o 14.º golo no campeonato.

Sem qualquer possibilidade de ‘alvejar’ a baliza à guarda de Júlio César, a Académica esteve perto de sair para o intervalo com uma desvantagem ainda mais dilatada, não fossem duas intervenções do guarda-redes Cristiano, a opor-se aos remates de Samaris e Maxi Pereira.

No regresso do descanso, as ‘águias' voltaram a ‘castigar' a falta de agressividade defensiva do conjunto de Coimbra, com Jonas a bisar, na sequência de uma combinação com André Almeida, que também já tinha assistido o ex-Valência para o primeiro tento deste.

O avançado ‘canarinho' esteve perto de alcançar o ‘hat-trick', pouco depois, mas não conseguiu bater Cristiano, à semelhança do que viria a suceder com Salvio, Lima e Gaitán, todos a disporem de ocasiões soberanas.

Mesmo com ténues incursões à área benfiquista, a Académica acabaria por alcançar o tento solitário, aos 80 minutos, por intermédio de Rafael Lopes, que surgiu solto na área e bateu o até então ‘espetador' Júlio César.

Com o resultado definido, Jorge Jesus já tinha aproveitado para lançar Fejsa, que não atuava pela equipa principal há quase um ano, e poupar o grego Samaris. A opção do técnico revelar-se-ia tremendamente acertada, já que o médio sérvio ‘carimbou' o regresso da melhor forma, apontando o quinto golo da partida e fechando o resultado.

Programa da jornada

Sexta-feira, 10 de Abril de 2015
Arouca - Belenenses, 0 - 1

Sábado, 11 de Abril de 2015
Boavista - Marítimo, 0 - 2
Benfica - Académica, 5 - 1
Rio Ave - FC Porto, 1 - 3
Moreirense - V. Guimarães, 2 - 1

Domingo, 12 de Abril de 2015
Nacional - Gil Vicente, 3 - 2
Sp. Braga - Penafiel, 4 - 0
V. Setúbal - Sporting, 1 - 2

Segunda-feira, 13 de Abril de 2015
Estoril - Paços Ferreira, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?