loading

Comentário: Benfica conserva vantagem pontual no Restelo, com bis de Jonas

O Benfica conservou hoje a obrigatória ‘margem de segurança' para o FC Porto, em vésperas do clássico da Luz, ao vencer no reduto do Belenenses, por 2-0, em jogo da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Comentário: Benfica conserva vantagem pontual no Restelo, com bis de Jonas

A oito dias do clássico diante dos ‘dragões', as ?águias' souberam ultrapassar as dificuldades que se lhes depararam no Restelo e mantiveram a vantagem de três pontos sobre o rival, que também não ‘baqueou' na receção à Académica e venceu por 1-0.

Jonas, aos seis e 60 minutos, foi o artífice de um triunfo marcado sobretudo pela eficácia do conjunto da Luz, que saiu deste jogo com a liderança intacta e com Samaris e Jonas ‘livres' para defrontarem o FC Porto, na próxima ronda.

Com Eliseu de regresso à lateral esquerda, Jorge Jesus optou por manter André Almeida no ‘onze', desta vez do lado oposto, dado o castigo de Maxi Pereira, além de ter poupado Salvio, o qual foi substituído por Ola John.

Por seu lado, o Belenenses apresentou-se sem duas ‘pedras' fulcrais da equipa, Miguel Rosa e Rui Fonte, tendo o técnico Jorge Simão lançado Dálcio e Abel Camará para os seus lugares.

O Benfica entrou da melhor forma no encontro e, já depois de João Afonso ter causado ‘calafrios' aos adeptos ‘azuis', com um corte na direção da própria baliza, seria Jonas a inaugurar o marcador, atirando para a baliza ‘orfã' de Ventura, que tinha saído para tentar emendar um erro de Pelé.

O tento alcançado numa fase tão prematura da partida, fazia antever uma tarde produtiva em matéria de golos ‘encarnados', algo que acabaria por não se verificar no primeiro tempo, durante o qual o Belenenses até esteve perto de igualar.

No entanto, as intenções ‘azuis' esbarraram no guarda-redes Júlio César, primeiro com uma saída corajosa aos pés de João Afonso e, depois, ao afastar um livre direto de Carlos Martins, que quase surpreendia o internacional ‘canarinho'.

Sem ideias para ‘furar' a defensiva de Belém, as ‘águias' revelavam-se muito previsíveis nas ações ofensivas, o que facilitava a tarefa de um adversário sem receio do líder e que procurava explorar as saídas rápidas.

No regresso do descanso, pouco ou nada se alterou nas duas equipas e o Belenenses manteve a atitude positiva da primeira parte, embora sem criar problemas de maior à defensiva benfiquista.

Contudo, hoje era dia de um Benfica a todos os níveis eficaz na hora de atirar à baliza e, à passagem da hora de jogo, Gaitán descobriu Jonas e o ex-Valência bisou na partida, apontando o 16.º tento no campeonato, que o deixa a um do líder dos marcadores, Jackson Martínez.

De resto, o avançado brasileiro, que ‘faturou' em sete dos últimos oito jogos na I Liga, até poderia ter saído do Restelo com um ‘hat-trick', não fosse um corte providencial de Filipe Ferreira, a impedir que o cruzamento de Lima chegasse ao companheiro de ataque.

O ‘golpe' afetou o Belenenses, que apenas em tempo de compensação voltaria a incomodar verdadeiramente Júlio César: Filipe Ferreira ganhou as ‘costas' a André Almeida e assistiu Dálcio para um golo que parecia feito, mas o guardião das ‘águias' fez uma defesa espantosa, mantendo as redes invioladas.

Programa da jornada

Sexta-feira, 17 de Abril de 2015
V. Guimarães - Sp. Braga, 1 - 0

Sábado, 18 de Abril de 2015
Belenenses - Benfica, 0 - 2
FC Porto - Académica, 1 - 0

Domingo, 19 de Abril de 2015
Paços Ferreira - Moreirense, 0 - 0
Penafiel - Arouca, 0 - 2
Gil Vicente - Rio Ave, 0 - 0
V. Setúbal - Estoril, 1 - 2
Sporting - Boavista, 2 - 1

Segunda-feira, 20 de Abril de 2015
Marítimo - Nacional, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?