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Bloco de Notas: Como comunicar quando falham os objetivos

O Real Madrid está a passar por um pesadelo desportivo. Com a eliminação na Liga dos Campeões perante a Juventus, a equipa de Cristiano Ronaldo muito dificilmente irá conquistar um troféu esta temporada. Algo que os adeptos merengues não aceitam com facilidade. Tudo tem sido posto em causa. Do presidente Florentino Pérez a Cristiano Ronaldo passando por Carlo Ancelotti, todos são apontados como culpados. É nestas ocasiões que, mais do que nunca, a comunicação é importante.

Bloco de Notas: Como comunicar quando falham os objetivos

Um dos grandes problemas de uma equipa de futebol quando vê a época terminar porque falhou os seus principais objetivos é a comunicação. Como passar uma mensagem quando as hipóteses de conquistarmos as competições pretendidas no início da temporada já são nulas? É o caso, por exemplo, do Real Madrid. Com a eliminação da Liga dos Campeões, o clube de Cristiano Ronaldo está a passar por um vazio.

As hipóteses de conquistar o campeonato espanhol são quase nulas, o sonho de reconquistar a Champions esfumou-se e na Taça do Rei há muito que os 'merengues' foram eliminados. Uma época em branco. Algo pouco habitual num clube da dimensão do Real Madrid e que os adeptos não aceitam facilmente.

Quando se dá uma ronda pela imprensa desportiva espanhola percebe-se que, aparentemente, tudo vai mal. Ancelotti é contestado e pode mesmo sair e a principal estrela da equipa, Cristiano Ronaldo, está em baixo psicologicamente por conta da eliminação frente à Juventus e é dado como negociável caso surjam propostas. Tudo cenários muito negativos.

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Para o adepto comum, as notícias que vão saindo são uma grande confusão. É por isso importante que os dirigentes do clube assumam as suas responsabilidades e venham tranquilizar adeptos, sócios, simpatizantes e até mesmo patrocinadores. A melhor forma de fazê-lo é através da comunicação. É desejável que a seguir a uma crise desportiva não se verifique um vazio institucional. É importante comunicar o que se pretende fazer a curto/médio prazo agora que a época acabou e que os objetivos não foram atingidos. Os próprios jogadores (público interno) devem perceber que a liderança do clube é forte e não está perdida com os recentes acontecimentos.

No entanto, as mensagens que se passam não podem ser vazias de conteúdo e não devem ser vistas como meras promessas. Por exemplo, se se comunicar que o treinador não tem o lugar em risco é importante que nas próximas semanas ou meses se verifique que o que foi dito era verdade. Caso contrário, a confiança dos adeptos estará comprometida.

Gerir uma situação como a que está a ser vivida em Madrid é o mesmo que fazer a gestão de uma crise. É importante agir rapidamente e de forma assertiva. No mundo do futebol as emoções estão quase sempre ao rubro e muitas das vezes certas medidas são tomadas de cabeça quente para agradar aos adeptos. É importante ajudá-los a entender que nem sempre se pode ganhar e que, mesmo não se conseguindo os objetivos, não se deve pôr tudo em causa.

Basta ver o que Luís Filipe Vieira fez por cá, com o Benfica, na fatídica temporada de 2012-13, quando 'segurou' Jorge Jesus.

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

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