loading

Vitória de Guimarães abre portas da Europa com quinto lugar

O Vitória de Guimarães termina a época futebolística de 2014/15 com o grande objetivo de regressar às competições europeias cumprido, ao ficar em quinto lugar, a melhor classificação da ‘era’ Rui Vitória.

Vitória de Guimarães abre portas da Europa com quinto lugar

Os vimaranenses melhoraram substancialmente em relação à época passada, em que ficaram no 10.º lugar, sendo que os 55 pontos somados garantiram uma posição que lhes permite voltar aos palcos europeus, ainda que tendo que jogar pré-eliminatórias para chegar à fase de grupos da Liga Europa.

A uma grande primeira volta, a melhor de sempre da sua história (34 pontos), seguiu-se uma quebra, que se pode considerar de natural, para uma equipa jovem e com pouca experiência de I Liga, uma segunda fase em que a equipa somou apenas 21.

Na primeira fase da temporada, os minhotos foram mesmo a grande surpresa, com vários jovens a despontar, com destaque para Hernâni (contratado pelo FC Porto, em janeiro), Bernard ou João Afonso, defesa central que chegou do Benfica de Castelo Branco, do Campeonato Nacional de Seniores.

À 11.ª jornada, o Vitória era segundo classificado, a apenas dois pontos do líder Benfica, chegando a ter mais cinco pontos do que o Sporting de Braga, mas foi apanhado à 20.ª pelo rival, que geriu depois a vantagem até ao final.

Entre a sétima e a 11.ª rondas, o Vitória somou cinco triunfos seguidos, a melhor série da temporada, sendo a pior entre a 18.ª e a 22.ª, com cinco partidas sem conseguir vencer (três empates e duas derrotas).

A equipa fez do D. Afonso Henriques o seu ‘castelo' (sofreu apenas sete golos, terceira melhor defesa nos jogos em casa), mas claudicou fora de Guimarães, onde só somou cinco vitórias.

A Rui Vitória, que tem mais dois anos de contrato e deve continuar em Guimarães, embora o seu nome seja falado para outros clubes, nacionais e estrangeiros, deve atribuir-se grande parte do mérito, porque foi capaz de, mais uma vez, refazer uma equipa e com poucos meios, recorrendo a jovens valores da formação e a jogadores pouco conhecidos vindo de divisões inferiores.

Foi ainda o ano de afirmação de André André, que estará de partida para o estrangeiro, médio que foi o melhor marcador da equipa, com 11 golos (oito de grande penalidade) e da surpresa Ricardo Valente, que chegou a Guimarães em janeiro, proveniente da II Liga (ex-Leixões), e somou aos nove golos marcados pela equipa de Matosinhos mais 10 pela minhota (oito no campeonato, dois na Taça da Liga), num total bem apreciável de 19 tentos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?