loading

Proteção de Dados recebe pedido da PSP para uso de drone na final da Taça

A Comissão de Proteção de Dados informou hoje ter recebido na segunda-feira um pedido da PSP para o uso de um ‘drone’ na final da Taça de Portugal, mas admitiu que o parecer possa não ser dado até domingo.

Proteção de Dados recebe pedido da PSP para uso de drone na final da Taça

“A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) recebeu ao final do dia de segunda-feira um pedido da polícia para o uso de um 'drone' nas operações de segurança da final da Taça de Portugal, que se realiza no domingo. Contudo, não podemos garantir que o nosso parecer seja dado até esse dia”, explicou à agência Lusa Isabel Cruz, secretária-geral da CNPD.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Direção Nacional da PSP disse que, “neste momento, não está considerada a utilização do ‘drone’ no domingo”, garantindo a “segurança dos adeptos” que se desloquem ao Estádio Nacional, no Jamor, concelho de Oeiras, para assistirem ao jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o Sporting Clube de Braga, a partir das 17:00.

Se a CNPD não emitir parecer até domingo e a polícia decidir utilizar o ‘drone’ (aeronave não tripulada) durante as operações de segurança - e caso o parecer desta Comissão venha a ser negativo -, a polícia terá, ao abrigo da lei, de destruir todas as imagens gravadas no evento.

Uma situação idêntica ocorreu no ano passado aquando da final da Liga dos Campeões, entre o Real e o Atlético de Madrid, que se realizou no Estádio da Luz, em Lisboa.

Na ocasião, a PSP utilizou um ‘drone’ nas operações de segurança, depois de autorizada pelo então ministro da Administração Interna (MAI), Miguel Macedo.

Contudo, a CNPD viria a dar, ‘à posteriori’, um parecer negativo ao uso daquele equipamento e determinou que as imagens captadas pela aeronave não tripulada “foram ilegitimamente gravadas" e que deviam ser eliminadas, segundo a legislação em vigor para estes casos.

“Se a autorização não for concedida ou o parecer da CNPD for negativo, o responsável pelo sistema procede à destruição imediata do material gravado”, refere a lei.

A rádio TSF noticiou hoje que a PSP estava a testar o uso do ‘drone’ no final da Taça de Portugal.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?