loading

Zahir Belounis recebeu visto para sair do Qatar - FIFPro

O futebolista franco-argelino Zahir Belounis, que estava retido contra vontade no Qatar devido às leis laborais daquele país, recebeu hoje o visto que lhe permite sair do país, anunciou o Sindicato Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro).

Zahir Belounis recebeu visto para sair do Qatar - FIFPro

"(...) A provação de Zahir Belounis está perto do fim. Tendo recebido hoje (27 de novembro), finalmente, o seu visto de saída, o futebolista franco-argelino é agora livre de sair do Qatar", adiantou a FIFPro num comunicado divulgado no seu site oficial.

Zahir Belounis estava a tentar regressar a França desde junho de 2012, depois de se ter envolvido numa disputa legal com o clube que representou naquele país, o Al-Jaish. No entanto, no Qatar existe a lei kafala - destinada essencialmente a trabalhadores migrantes -, através da qual os vistos de saída do país só podem ser concedidos com uma autorização da entidade empregadora.

O jogador, que reclamava dois anos de salários em atraso, afirma que o Al-Jaish só lhe passaria o visto se ele assinasse um documento a dizer que não tinha nada a receber.

A FIFPro, que não deu mais pormenores sobre a forma como o caso se resolveu, considerava que a situação de Zahir Belounis era uma "violação básica dos direitos humanos".

A estrutura sindical acrescenta que Belounis tem viagem marcada de Doha para Paris na quinta-feira, no mesmo dia em que FIFPro inicia uma visita de quatro dias ao Qatar para discutir com as autoridades locais formas de evitar situações semelhantes.

As condições laborais do Qatar - anfitrião do Mundial de 2022 - e de outros países do Médio Oriente têm vindo a ser criticadas pelas organizações internacionais - incluindo a Amnistia Internacional e a própria FIFA -, sobretudo devido ao "sistema kafala".

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?