loading

O Desporto chora a morte de Nelson Mandela

Não há muito mais para escrever sobre Nelson Mandela. Nas últimas 24 horas muito foi dito e escrito sobre o já saudoso líder sul-africano. Contudo, é importante perceber a importância de Mandela para o Desporto e a forma como este senhor soube aproveitá-lo para derrubar preconceitos e construir uma sociedade sul-africana livre e democrática.

O Desporto chora a morte de Nelson Mandela

Perdeu-se uma das maiores figuras do século XX. Nelson Mandela é uma referência a nível mundial. Escrevo no presente porque o seu legado é eterno e perdurará para sempre. Poucos chefes de estado conseguiram potenciar o Desporto como Mandela. O líder sul-africano teve a clarividência e a inteligência de perceber que o Desporto ajudaria a construir uma África do Sul mais justa e solidária.

O presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, considerou ontem que Mandela percebeu a importância do Desporto para «construir pontes e derrubar murros». Uma ideia central na vida do antigo presidente da África do Sul.

Em 1995, Mandela utilizou o Campeonato do Mundo de râguebi para unir uma nação dividida. O desfecho não poderia ter sido melhor. A África do Sul ganhou a competição em sua casa e Mandela entregou a taça ao capitão da equipa, François Pienaar. Uma equipa odiada pela maioria negra, meses antes, era agora idolatrada por todos os sul-africanos. Mais recentemente, em 2010, a África recebeu o primeiro Campeonato do Mundo. A África do Sul foi a anfitriã e Mandela muito contribuiu para tal feito. Pelo meio a conquista de uma Taça das Confederações, em 1996. Outro feito enorme para o país.

Todos estes exemplos servem bem para ilustrar como Mandela soube utilizar o Desporto para unificar o país e combater o apartheid. Nada como o Desporto para unir. Brancos e negros, ricos e pobres, poderosos e cidadãos anónimos. Não existem divisões e quando existe um líder forte, como Mandela conseguiu ser, os resultados podem ser impressionantes.

Esta semana, o texto não será sobre marcas ou futebol. É sobre uma pessoa que muito deu ao Desporto em particular e à sociedade em geral. Nelson Mandela é o exemplo do que deve ser uma marca. Forte, coerente, corajoso e simpático. Não é uma marca, é uma pessoa. Tanto melhor, a humanidade precisa de pessoas assim. O Desporto ficará sempre valorizado em ser associado a personalidades deste calibre e, para todos nós, Mandela é um exemplo a seguir.

A morte de Mandela traz um vazio numa era em que as lideranças políticas são fracas. O mundo chora o desaparecimento de um grande estadista, mas, sobretudo, de uma grande pessoa. De facto, já muito foi escrito e dito sobre Mandela. No entanto, nunca é demais agradecer tudo o que o antigo presidente sul-africano deu ao mundo. O mundo perdeu uma das suas luzes mais brilhantes, o Desporto um dos seus maiores benfeitores. Obrigado Madiba, descanse em paz!

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?