loading

Dakar2014: Duclos vence etapa, mas Coma mantém liderança nas motos

O francês Alain Duclos (Sherco) venceu hoje a sexta etapa do rali todo-o-terreno Dakar2014 à frente do espanhol Marco Coma (KTM), que manteve a liderança da geral de motos, num dia marcado pela morte de um piloto.

Dakar2014: Duclos vence etapa, mas Coma mantém liderança nas motos

Duclos foi o mais rápido nos 400 quilómetros que ligaram Tucuman a Salta, na Argentina, completando o percurso em 4:21.34 horas, com apenas um minuto e 15 segundos de vantagem sobre Coma, que foi segundo, e 1.49 sobre o também francês Michael Metge (Yamaha), que foi terceiro.

Da "armada" portuguesa, que já recebeu algumas baixas com o abandono de Ruben Faria e Paulo Gonçalves, o lisboeta Helder Rodrigues (Honda) voltou a ser melhor luso ao terminar a etapa na sexta posição, a mais de quatro minutos do vencedor, enquanto Mário Patrão (Suzuki) foi 15.º classificado e Pedro Bianchi Prata (Husqvarna) terminou na 19.ª posição.

Mesmo com a segunda posição na etapa, Marc Coma manteve a liderança da geral com 42.17 minutos de vantagem sobre o seu compatriota Joan Barreda (Honda), que hoje foi quarto, e mais de uma hora sobre Duclos, que subiu a terceiro. Além da vitória na sexta especial, o francês beneficiou do abandono do chileno Francisco 'Chaleco' Lopez, que iniciou o dia na terceira posição, mas foi obrigado a abandonar depois de ter protagonizado um acidente que deixou a sua KTM em muito mau estado.

Hélder Rodrigues, que foi o terceiro motard em 2011 e 2012, segue no oitavo posto com duas horas de atraso para Coma, que segue a caminho de somar a sua quarta vitória no Dakar, depois do sucesso em 2006, 2009 e 2011.

O dia ficou marcado pela morte do piloto belga Eric Palante, que foi encontrado sem vida depois de na quinta-feira ter protagonizado uma queda na quinta etapa, entre Chilecito a Tucuman, na Argentina. A ASO (Amaury Sport Organisation) revelou que Palante (Honda), de 50 anos, disputava o Dakar pela 11ª vez e tinha a ambição de ganhar a classificação dos concorrentes de mota sem assistência.

No sábado cumpre-se o único dia de descanso do Dakar2014, que regressa ao terreno no domingo com a sétima etapa, que vai ligar Salta a Uyuni, com uma especial de 401 quilómetros para motos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?