loading

Confederação asiática felicita aprovação de véus e turbantes no futebol

A Confederação Asiática de Futebol (AFC) felicitou hoje a aprovação de véus que cubram a cabeça ou de turbantes, considerando que a decisão do International Board vai “dar um grande élan” à modalidade naquele continente.

Confederação asiática felicita aprovação de véus e turbantes no futebol

No sábado, o International Board, organismo que gere as leis do jogo, aprovou a utilização de véus e turbantes no futebol feminino, após 20 meses de testes.

“O futebol feminino está ainda nos primeiros passos na Ásia ocidental e espero que esta decisão venha dar um grande élan à modalidade, pois muitas federações associadas vão deixar de ter restrições na seleção de equipas para provas internacionais”, destacou, em comunicado, o presidente da AFC, Salman Ebrahim Al Khalifa.

Além de permitir às mulheres muçulmanas a utilização de véus, esta medida foi alargada aos homens, em resposta a um requerimento da comunidade sikh canadiana. Brevemente, será enviada uma circular a todas as federações a explicar detalhadamente a forma de aplicação desta decisão.

O véu ou o turbante não poderão ser os de uso diário. Deverão ter a mesma cor da camisola, não constituir perigo para quem o utiliza nem ter pontas soltas.

A FIFA proibia a utilização do véu, alegando o risco de lesões no pescoço e na cabeça, mas em 2012 o IFAB (International Board) decidiu testar o seu uso durante quase dois anos, na sequência de um pedido da Confederação Asiática de Futebol.

Após a experiência, o International Board considerou não haver mais razões válidas para proibir esta prática, desde que todas a regras de segurança sejam respeitadas.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?