loading

Clermont: Atletas reagem com surpresa por serem treinados por uma mulher

Surpresa, ansiedade e alguma pesquisa na internet marcaram o dia dos futebolistas do Clermont, clube da segunda divisão francesa, depois de terem sabido que na próxima temporada vão ser treinados por uma mulher, a portuguesa Helena Costa.

Clermont: Atletas reagem com surpresa por serem treinados por uma mulher

Em declarações ao jornal L’Équipe, os futebolistas do clube gaulês admitiram que receberam com algum espanto a notícia de que, na próxima temporada, o treinador será uma treinadora, mas, ao mesmo tempo, estão motivados para viver aquilo que dizem ser uma “experiência única” no futebol.

Quando Emmanuel Imorou, antigo jogador do Sporting de Braga, leu na imprensa portuguesa que Helena Costa poderia ocupar a liderança técnica do Clermont, pensou que seria apenas um “rumor sem fundamento”.

“Depois, mais tarde, quando o diretor desportivo nos comunicou a decisão, ficámos todos surpreendidos. Alguns jogadores riram-se, mas depois até foi bem aceite. Fizemos algumas piadas, questionámo-nos como iria liderar um grupo de homens e fomos fazer umas pesquisas no Google. E sim também para ver se era bonita”, começou por brincar o lateral esquerdo.

Mais a sério, Imorou explicou que mudar de treinador é sempre algo complicado para uma equipa e que até alguns jogadores podem ter alguma dificuldade em aceitar serem liderados por uma mulher.

“Pode ser problemático, não para mim, mas para outros. Pelas reações que li no Twitter vejo que há pessoas que se calhar ainda não aceitam bem isso. Penso que o Clermont tem um excelente grupo de jogadores e por isso não terá problemas. Provavelmente vai-se impor rapidamente e demonstrar que a temos que respeitar como líder”, referiu.

O defesa Anthonu Lippini comparou mesmo a contratação de Helena Costa à primeira vez que uma mulher entrou para o exército.

“Teve o seu impacto na altura e muitas pessoas questionavam-se como iria uma mulher viver num ambiente tão machista. Hoje em dia, é um comum haver mulheres no exército e penso que isso também pode acontecer no futebol. Estou muito curioso para descobrir como vai ser”, afirmou.

Já o avançado Rémy Dugimont admitiu que os primeiros dias da próxima época irão ser “estranhos”, mas que depois tudo voltará ao normal.

“É certo que vai ser um pouco estranho, mas apenas no princípio. Se o presidente optou por contratá-la é porque acha que pode fazer um bom trabalho do clube. Eu acho que não vai haver problema. Pelo currículo que tem, sabe perfeitamente como funciona um balneário e uma equipa de homens”, disse o jogador de 27 anos.

Helena Costa, de 36 anos, foi treinadora na equipa feminina do Benfica e do Odivelas, tendo depois sido escolhida para o cargo de selecionadora feminina do Irão e do Qatar. Por outro lado, colaborou com os escoceses do Celtic na qualidade de olheira.

"Esta nomeação permitirá ao Clermont Foot 63 entrar numa nova era, com base num conjunto de 17 jogadores atualmente sob contrato, aos quais se juntarão outros jovens jogadores provenientes da formação do clube", indicou o Clermont Foot em comunicado.

A treinadora portuguesa sucede a Régis Brouard, no clube desde a época 2012-2013.

A duas jornadas do fim do campeonato da segunda divisão francesa, o Clermont Foot segue na 14.ª posição, com 45 pontos, impossibilitado de subir de escalão, mas também praticamente livre de descer.

Helena Costa apenas será apresentada à imprensa e aos associados do Clermont Foot no final da presente época.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?