loading

'Milionário' PSG pela primeira vez bicampeão francês

O Paris Saint-Germain assegurou hoje o quarto título francês de futebol da sua história e tornou-se pela primeira vez bicampeão gaulês, beneficiando do empate caseiro (1-1) do Mónaco perante o Guingamp, na 36.ª jornada do campeonato.

'Milionário' PSG pela primeira vez bicampeão francês

A três jogos do fim da prova, a formação parisiense confirmou a revalidação do título, numa temporada em que, mesmo com a ameaça dos monegascos, cedo alcançou uma confortável vantagem na liderança do campeonato e reforçou o seu domínio no futebol francês, tendo também conquistado a Taça da Liga.

O Paris Saint-Germain repetiu os feitos de 1985/86, 1993/94, nessa época liderado pelo português Artur Jorge, e 2012/13, tendo agora alcançado pela primeira vez o estatuto de bicampeão.

Para isso contribuiu e muito Zlatan Ibrahimovic que, mesmo terminado a temporada lesionado, alcançou a marca de 25 golos na Liga francesa e 40 em todas as competições.

Ao lado do avançado sueco apareceu esta época o uruguaio Edinson Cavani, contratado por 65 milhões de euros ao Nápoles, e que ajudou com 16 golos no campeonato.

Mesmo com a saída do técnico italiano Carlo Ancelotti para o Real Madrid e a entrada de Laurent Blanc, o emblema parisiense ampliou o seu palmarés, naquele que foi o segundo campeonato ganho pelo antigo selecionador francês, depois de ter alcançado esse feito com o Bordéus, em 2008/09.

Nas competições internas, a equipa parisiense apenas falhou na Taça de França, em que foi surpreendentemente eliminado nos 16avos de final com uma derrota caseira perante o Montpellier (2-1).

Apesar do sucesso no seu próprio país, a nível internacional, o Paris Saint-Germain voltou, pelo segundo ano consecutivo, a cair nos quartos de final da Liga dos Campeões, desta vez tendo sido afastado pelo Chelsea, do português José Mourinho, depois de ter afastado o Benfica na fase de grupos.

Com a chegada de Nasser Al-Khelaifi, e dos muitos milhões de euros do empresário qatari, à presidência do clube em 2011, o Paris Saint-Germain renasceu das “cinzas” e, com uma equipa de estrelas que custou um total de 350 milhões de euros, tornou-se uma potência europeia que promete durar, vivendo o melhor período da sua curta existência (foi fundado apenas em 1970).

Além de Cavani, o clube francês pagou mais de 30 milhões de euros para contratar o defesa brasileiro Marquinhos à AS Roma e, no mercado de inverno, foi buscar o médio Yohan Cabaye ao Newcastle, por 25 milhões.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?