loading

Comentário: Nigéria vence e fica a um ponto dos oitavos de final

A Nigéria venceu sábado a Bósnia-Herzegovina, por 1-0, ficando a um ponto da segunda fase, e afastou a estreante seleção europeia de um dos lugares de acesso do Grupo F aos oitavos de final do Mundial do Brasil2014.

Comentário: Nigéria vence e fica a um ponto dos oitavos de final

O jogo disputado em Cuiabá, no Arena Pantanal, ficou marcado por uma má decisão do árbitro neozelandês Peter O’Leary, que anulou um golo por alegado fora de jogo de Dzeko, e por uma bola ao “ferro” do mesmo jogador já no período de descontos.

Um golo de Peter Odemwingie, aos 29 minutos, acabou por selar o triunfo dos campeões africanos, que não venciam um jogo no Mundial desde 1998, edição em que chegaram aos “oitavos”. Depois disso, não venceram qualquer jogo em 2002 e 2010.

Já com uma das duas vagas do Grupo F de acesso aos oitavos de final entregue à Argentina, que somou a segundo triunfo ao vencer ho Irão, do português Carlos Queiroz, com um golo de Lionel Messi, Nigéria e Bósnia-Herzegovina entregaram-se desde o apito inicial na procura dos três pontos.

Entrou melhor a seleção africana, a explorar os erros da permeável e pouco pressionante linha defensiva da Bósnia-Herzegovina, criando perigo aos nove minutos, por Musa, que falhou a receção na cara do guarda-redes Begovic, Obi Mikel, aos 11, e Onazi, aos 14.

Aos 20 minutos, a Bósnia-Herzegovina viu um golo mal anulado por alegada posição irregular de Dzeko, um dos seus jogadores mais esclarecidos, coincidindo este momento com o melhor período da seleção europeia.

Hajrovic, aos 23 minutos, segurou a bola, progrediu no terreno, fletiu para o centro e rematou forte para defesa do guarda-redes nigeriano Enyeama, que voltaria a intervir para negar o golo a Dzeko, aos 24, e Pjanic, aos 28.

A Nigéria, sempre perigosa em ações de contra-ataque, levando a bola à área da Bósnia-Herzegovina em poucos passes, chegou à vantagem aos 29 minutos por Peter Odemwingie, num remate em posição central após passe letal de Emenike.

A Bósnia-Herzegovina reclamou de falta de Emenike no momento que antecedeu o golo, queixando-se de um toque do jogador nigeriano sobre Spahic, para ganhar posição, mas o árbitro Peter O’Leary assim não o entendeu.

Ainda antes do intervalo, Dzeko cabeceou com perigo mas à figura do guarda-redes nigeriano Enyeama e, já na segunda parte, foi a seleção da Bósnia-Herzegovina a que entrou mais determinada e apostada em chegar ao golo.

Dzeko e Hajrovic, aos 54 minutos, atrapalharam-se já dentro da área da Nigéria e desperdiçaram uma oportunidade para criar perigo e Babatun, aos 55, procurou a sorte com um remate de longe defendido por Begovic.

Em apenas sete minutos, o selecionador Safet Susic esgotou as três substituições, mas foi a Nigéria a rentabilizar a passividade defensiva da Bósnia-Herzegovina com dois remates perigosos de Emenike, aos 61 e 65 minutos, defendidos em dificuldade por Begovic.

A Bósnia-Herzegovina lutou sempre pelo golo do empate, para adiar o regresso a casa, levando o perigo a rondar, por várias vezes, a baliza da Nigéria, nomeadamente por Ibisevic, aos 74 minutos, e por Pjanic, aos 75.

Com o encontro a caminhar a passos largos para o fim, pertenceram ainda à seleção nigeriana as principais ocasiões de perigo, quase sempre protagonizadas por Emenike e Onazi e resolvidas, em segurança, pelo guarda-redes Begovic.

A derradeira oportunidade de golo do encontro surgiu para a Bósnia-Herzegovina, aos 90+3 minutos, através de um remate de Dzeko desviado pelo guarda-redes Enyema para o poste direito da sua baliza, depois de, minutos antes, o mesmo jogador ter ficado perto do empate.

Programa da jornada

Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Brasil - México, 0 - 0

Quarta-feira, 18 de Junho de 2014
Austrália - Países Baixos, 2 - 3
Espanha - Chile, 0 - 2
Camarões - Croácia, 0 - 4

Quinta-feira, 19 de Junho de 2014
Colômbia - Costa do Marfim, 2 - 1
Uruguai - Inglaterra, 2 - 1
Japão - Grécia, 0 - 0

Sexta-feira, 20 de Junho de 2014
Itália - Costa Rica, 0 - 1
Suíça - França, 2 - 5
Honduras - Equador, 1 - 2

Sábado, 21 de Junho de 2014
Argentina - Irão, 1 - 0
Alemanha - Gana, 2 - 2
Nigéria - Bósnia, 1 - 0

Domingo, 22 de Junho de 2014
Bélgica - Rússia, 1 - 0
Rep. Coreia - Argélia, 2 - 4
Estados Unidos - Portugal, 2 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?