loading

Comentário: Brasil faz o que lhe compete e 'escolhe' Chile como adversário

A vitória do Brasil sobre os Camarões, hoje em Brasília, foi o "fecho" esperado na fase de grupos do Mundial de futebol para os pupilos de Scolari, com os números finais, 4-1, a garantirem vantagem sobre o México.

Comentário: Brasil faz o que lhe compete e 'escolhe' Chile como adversário

O jogo de Brasília e o Croácia-México do Recife começaram com as equipas a saber que deviam mesmo esforçar-se pelo primeiro lugar do grupo, para evitar a poderosa Holanda, que já ganhara o grupo que vai cruzar nos oitavos de final com os apurados no grupo do anfitrião.

O México bem tentou a sua sorte e bateu a Croácia por claros 3-1, mas o Brasil respondeu à altura ao desafio e goleou os Camarões, com Neymar a ser de novo pedra-chave, apontando os dois primeiros golos do "escrete" (17 e 35 minutos), o que o deixa isolado na frente da lista dos marcadores, com quatro.

Neymar dá outra criatividade ao ataque do Brasil, compensando o desacerto de Fred e um Hulk algo "pesado". É claramente o avançado do FC Barcelona o timoneiro no campo da "canarinha", que ruma a Belo Horizonte para defrontar o Chile, corresponsável com a Holanda pela eliminação precoce da Espanha, ainda campeã do Mundo.

A despedida dos Camarões da prova, no que é a sua sétima derrota consecutiva em Mundiais, foi digna e na primeira parte até conseguiu equilibrar o resultado, graças ao golo de Matip, aos 26 minutos.

A rapidez de Neymar e o seu remate bem colocado são fatores a destacar nos golos do Brasil da primeira parte, em que o grande trabalho de Luiz Gustavo na assistência de Luiz Gustavo e a visão de Marcelo no segundo merecem igualmente nota.

Reagiram bem ao primeiro golo os Camarões, que quando chegaram ao seu tento já tinham ameaçado e colecionado vários cantos a favor. Nyom ganhou uma bola a Daniel Alves e serviu Matip, que surgiu isolado no segundo poste, a empurrar para o golo.

Ainda antes do intervalo uma genial jogada de envolvência do Brasil só não deu golo porque Hulk "enrolou" demasiado a bola e falhou o alvo.

O terceiro golo do Brasil, marcado de cabeça por Fred (49), fica manchado por uma clara situação de fora-de-jogo, não assinalada pelo árbitro sueco, mais uma vez a favorecer a equipa mais forte. Neste Mundial, o Brasil não pode queixar-se da arbitragem.

Quando o resultado que o México estava a construir - então o 3-0 - ameaçava as contas do Brasil, apareceu finalmente o 4-1, rubricado pelo suplente Fernandinho, aos 84 minutos.

O jogador do Manchester City, que já tinha participado no ataque que deu o golo a Fred, jogou agora com Oscar e Fred, concluindo com uma potente "biqueirada".

Pouco contestado no grupo A, que ainda assim vence, o Brasil segue agora para um "clássico" sul-americano, contra o Chile, nos oitavos-de-final do próximo sábado.

Programa da jornada

Segunda-feira, 23 de Junho de 2014
Países Baixos - Chile, 2 - 0
Austrália - Espanha, 0 - 3
Camarões - Brasil, 1 - 4
Croácia - México, 1 - 3

Terça-feira, 24 de Junho de 2014
Itália - Uruguai, 0 - 1
Costa Rica - Inglaterra, 0 - 0
Grécia - Costa do Marfim, 2 - 1
Japão - Colômbia, 1 - 4

Quarta-feira, 25 de Junho de 2014
Bósnia - Irão, 3 - 1
Nigéria - Argentina, 2 - 3
Honduras - Suíça, 0 - 3
Equador - França, 0 - 0

Quinta-feira, 26 de Junho de 2014
Estados Unidos - Alemanha, 0 - 1
Portugal - Gana, 2 - 1
Argélia - Rússia, 1 - 1
Rep. Coreia - Bélgica, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?