loading

Penafiel, a única equipa cem por cento portuguesa da Primeira Liga

Terceiro classificado na última edição da Liga2 Cabovisão, a seis pontos do campeão Moreirense, o Penafiel aproveitou a impossibilidade de subida do FC Porto B para regressar ao primeiro escalão do futebol luso. Orientados por Ricardo Chéu, os penafidelenses apresentam-se com uma particularidade muito interessante: todos os jogadores são de nacionalidade portuguesa.

Penafiel, a única equipa cem por cento portuguesa da Primeira Liga

Num campeonato onde a fraca aposta em jovens talentos nacionais é notória, não deixa de ser notável que uma equipa pequena – ainda por cima recém-promovida – tenha demonstrado a coragem de regressar a uma divisão em que não competia desde 2005-06 com uma armada cem por cento nacional. Por opção ou por necessidade, um facto que não deve ser ignorado.

Acompanhe o Futebol 365 e conheça, um a um, todos os jogadores do Penafiel, que certamente se preocupará em garantir o mais rapidamente possível a manutenção, apesar de possuir uma 'armada' equilibrada e com qualidade para outros voos. Para isso, contará com um misto de jovens e experientes atletas, que comunicarão a uma só língua: a língua de Luís Vaz de Camões.

| GUARDA-REDES

Júlio Coelho: Foi o dono da baliza do Penafiel na época passada e deverá manter-se entre os postes com Ricardo Chéu ao leme. Nascido e formado em Paços de Ferreira, passou por Nelas, Rebordosa e Belenenses, antes de ter encontrado o seu lugar ao sol no Penafiel.

Tiago Rocha: Com 24 anos, este jovem penafidelense é um produto da formação do clube nortenho. Nunca vestiu outra camisola a não ser a vermelha e preta do Penafiel e continua à procura da sua oportunidade no emblema que o viu crescer.

| DEFESAS

Tony: Após três anos no Paços de Ferreira, Tony decidiu mudar-se para a cidade vizinha e manter-se na elite do futebol português. Traz consigo muita experiência acumulada – nacional e internacional –, uma vez que passou por clubes como Desp. Chaves, Estrela da Amadora, Cluj e Vitória de Guimarães.

João Pedro: Formado, a meias, entre o Trofense e o FC Porto, este defesa-central deixou um Estoril-Praia europeu para tentar assumir um papel mais relevante num Penafiel que lutará pela manutenção. Tal como Tony, João Pedro também passou pela Roménia, mas ao serviço do Gloria Bistrita.

Pedro Ribeiro: Este jogador de 31 anos é um dos que transitaram com o Penafiel para a Liga Zon Sagres e, na época passada, foi dono e senhor da defesa menos batida na Liga2 Cabovisão, com apenas 24 golos sofridos. Entre 2012 e 2013 vestiu a camisola dos angolanos do Recreativo do Libolo.

Nélson Lenho: Uma das fortes apostas do Penafiel para a época 2014-15, Nélson Lenho foi o titular do lado canhoto defensivo do Desp. Chaves na última temporada, também na Liga2 Cabovisão. O jogador experiente de 30 anos voltará a competir na elite do futebol luso, depois de o ter feito em 2009-10, com o Leixões.

Bura: Mais um ‘roubo’ do Penafiel ao Desp. Chaves. Aos 25 anos, o defesa-central que chegou a prometer nas escolas do FC Porto procura agora jogar com regularidade numa equipa de Primeira Liga e o Penafiel poderá ser uma boa ‘montra’ para mostrar qualidades e, quiçá, pensar ainda noutros voos.

Henrique: Outra aposta de valor para o eixo defensivo do Penafiel. Formado no Fafe, Henrique passou pelo Desp. Aves, Feirense e Académica, antes de ser contratado pelos ingleses do Blackburn, onde nunca teve muitas oportunidades. Depois de ter sido cedido ao Arouca e aos polacos do Jagiellonia, esta será uma oportunidade para realinhar a sua carreira.

Dani Coelho: Dono e senhor da lateral direita do Penafiel na época passada, terá agora a concorrência do experiente Tony na mesma posição. Formado no Sp. Braga e com passagens por Vizela, Covilhã e Arouca, viu finalmente o seu valor reconhecido no Municipal 25 de Abril.

Paulo Grilo: Sabe atuar no lado canhoto da defesa e a médio-centro. Na Académica de Coimbra, clube onde se formou, nunca encontrou espaço para evoluir e foi rodando no Tourizense, Santa Clara e Sp. Covilhã. No Penafiel tentará ganhar minutos e experiência.

| MÉDIOS

Hélder Ferreira: Experiente, com 34 anos, este médio nascido e formado no Penafiel foi tido em conta por Ricardo Chéu na transição para a Liga Zon Sagres. Tem sido absolutamente fulcral no clube nortenho ao longo das últimas épocas e deverá continuar a sê-lo: no balneário e dentro das quatro linhas.

João Martins: Aposta do treinador Ricardo Chéu, João Martins foi contratado ao Académico de Viseu para lutar por um lugar na equipa titular do Penafiel. Passou pelas escolas do Sporting e chegou a ser internacional sub-19 por Portugal.

Capela: Mais um ex-viseense que chegou a Penafiel com Ricardo Chéu. A sua polivalência – pode atuar a defesa-direito ou médio – poderá ser muito útil ao longo de uma época na Liga Zon Sagres que terá agora duas jornadas extra. É nascido e formado no Arouca.

André Fontes: Unidade absolutamente fulcral na subida do Penafiel à Liga Zon Sagres (disputou todos os 42 jogos da prova), este médio de 29 anos continuará seguramente a ser muito importante nesta temporada.

Rafa: Nascido em Paredes, Rafa Sousa formou-se, a meias, nas escolas do FC Porto e do Penafiel. Jogou durante largas épocas neste clube nortenho e, na época passada, foi aposta de Manuel Machado, no Nacional da Madeira, em 17 jornadas da Liga Zon Sagres. Está de volta à equipa onde cresceu como jogador para ser titular.

Romeu Ribeiro: Em 2007-08, chegou a ter uma pequena oportunidade (disputou cinco jogos) na equipa principal do Benfica. Deixou de ser aposta e passou por Desp. Aves, Trofense e Marítimo B, tendo ingressado no Penafiel para abraçar um papel muito útil.

| AVANÇADOS

Hélder Guedes: Unidade habitual no Penafiel da época passada, este avançado de 27 anos terminou a Liga2 Cabovisão com oito golos. Formado no clube penafidelense, teve uma pequena incursão pelo vizinho Paços de Ferreira, em 2008-09.

Rui Miguel: Aos 30 anos, Rui Miguel trocou o primeiro classificado da última edição da Liga2 Cabovisão pelo segundo, subindo agora à Liga Zon Sagres como adversário do Moreirense. Conta com passagens internacionais pelos búlgaros do Lokomotiv Mezdra e CSKA Sofia e pelos escoceses do Kilmarnock.

Aldair Baldé: Com 22 anos, este rápido extremo-direito nascido na Guiné-Bissau nunca conheceu outro emblema a não ser o Penafiel. Foi uma dor de cabeça para as defesas contrárias durante a última época e irá estrear-se na elite do futebol luso.

Bruninho: Contratado ao Vitória de Setúbal, após uma época de escassa utilização, Bruninho joga na esquerda e no centro da zona atacante. Natural de Vila Nova de Gaia, tentará ganhar o seu lugar num setor muito bem povoado e cheio de qualidade.

Rabiola: Em 2008-09, com Jesualdo Ferreira, Rabiola disputou dois jogos na Primeira Liga e foi campeão com o FC Porto. Não conseguiu manter-se no plantel principal dos azuis e brancos, passando por Olhanense, Desp. Aves, Feirense e Sp. Braga. Foi emprestado pelos minhotos aos polacos do Piast Gliwice e, agora, no Penafiel, terá outra oportunidade para mostrar o seu talento. Será agora?

Vítor Bruno: Formado no FC Porto, nunca teve qualquer oportunidade no Estádio do Dragão, tendo passado pelo Candal e pelo Ribeirão antes de ‘aterrar’ em Penafiel. Nas últimas duas épocas, este ‘todo o terreno’ da ala esquerda tem sido uma unidade muito importante.

David Mbala: Será o menos português do plantel exclusivamente português do Penafiel, mas, aos 21 anos, este rapidíssimo congolês já possui nacionalidade portuguesa. Produto das escolas de formação penafidelense tem ganhado, aos poucos, o respeito e o reconhecimento dos adeptos locais.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?