loading

QF CAN-2015: Quatro jogadores da I Liga vão jogar em zonas risco do Ébola

Quatro internacionais que atuam na I Liga de futebol vão representar seleções africanas em jogos de qualificação da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2015 agendados para zonas de maior risco relacionado com o vírus Ébola.

QF CAN-2015: Quatro jogadores da I Liga vão jogar em zonas risco do Ébola

O internacional guineense Boubacar Fofana, que representa o Nacional (I Liga), é um dos convocados para um duplo confronto entre a Guiné-Conacri e o Gana, a 11 e 15 de outubro, a contar para o grupo E de qualificação para a CAN2015.

Segundo um balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado na sexta-feira, 739 pessoas já morreram na Guiné-Conacri, onde existem 1.199 casos (confirmados, prováveis e suspeitos). A Guiné-Conacri faz fronteira com o caso mais preocupante, a Libéria, com 2.069 mortes e 3.834 casos da doença.

Por isso mesmo, o primeiro jogo entre as duas seleções (que deveria ser em território guineense) foi deslocado para Casablanca (Marrocos). Já o encontro entre entre Gana e Guiné-Conacri, na próxima quarta-feira, será disputado em Tamale (região Norte do Gana).

Outro dos países mais preocupantes quanto ao Ébola é a Serra Leoa, cuja seleção joga na sexta-feira e na próxima quarta-feira duas partidas contra os Camarões, a contar para o Grupo D da CAN2015. Convocados para a dupla jornada estão os camaroneses Edgard Sally (Académica de Coimbra) e Aboubakar (FC Porto).

A Serra Leoa registou, até ao momento, 623 mortes e 2.437 casos de Ébola e, como medida de prevenção, ficou decidido que ambos os jogos serão disputados em Yaoundé, capital dos Camarões.

Também para o grupo D, a República Democrática do Congo e a Costa do Marfim disputam dois jogos, no sábado e na quarta-feira seguinte. O marfinense Jean Mickael Seri (Paços de Ferreira) está convocado.

Recentemente foram divulgados casos de Ébola na República Democrática do Congo, mas, segundo a OMS, não têm aparentemente relação com os da África Ocidental. As autoridades da RD Congo divulgaram na semana passada um balanço provisório de 42 mortos relacionados com o vírus.

O surto de Ébola na RDC teve origem numa floresta cerca de 800 quilómetros a nordeste de Kinshasa, a capital, para onde está marcado o jogo do próximo sábado.

Segundo o jornal desportivo espanhol Marca, um dos clubes da Liga espanhola, o Rayo Vallecano, solicitou ao seu jogador Lass Bangoura, internacional da Guiné-Conacri, que abandone o estágio da sua seleção (em Marrocos) e regresse a Madrid, para evitar um possível contágio.

O Ébola é um vírus (identificado pela primeira vez em 1976) para o qual não existe vacina ou tratamentos específicos e cuja taxa de mortalidade se situa entre 25 e 90 por cento.

A infeção resulta do contacto direto com fluídos orgânicos de doentes - como saliva, sangue, urina, fezes ou sémen. O período de incubação da doença pode durar até três semanas.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?