loading

Luís Duque concorre à sucessão de Mário Figueiredo na Liga de Clubes

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai a votos na segunda-feira, com o antigo dirigente do Sporting Luís Duque como único candidato à sucessão de Mário Figueiredo, num ato eleitoral que coloca termo a quatro meses de indefinição.

Luís Duque concorre à sucessão de Mário Figueiredo na Liga de Clubes

Depois de ter sido reeleito em 11 de junho, depois de terem sido excluídas as candidaturas de Fernando Seara e Rui Alves, Mário Figueiredo, que presidia ao organismo desde janeiro de 2012, iniciou o seu segundo mandato, sempre sob contestação.

Seara demarcou-se do ato, mas Rui Alves contestou, tal como Vitória de Guimarães e Estoril-Praia, cujos recursos levaram o Conselho de Justiça a anular as eleições, a decretar a admissibilidade das candidaturas rejeitadas e a colocar reservas na de Mário Figueiredo.

A repetição das eleições parecia ser o cenário mais evidente. No entanto, em 06 de outubro, a maioria dos clubes profissionais fizeram chegar ao presidente da Mesa da Assembleia Geral "declarações de vontade" que revogaram a maioria das subscrições das listas anteriores, deixando-as sem base para avançarem.

Dando cumprimento à determinação do CJ, o presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da LPFP, Carlos Deus Pereira, marcou para 27 de outubro um novo ato eleitoral, aberto a novas candidaturas.

Perante esta situação, 28 clubes profissionais, 16 da II Liga e 12 da II, decidiram apoiar a candidatura de Duque.

Depois das reservas identificadas nas candidaturas às eleições anteriores, o presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da LPFP, Carlos Deus Pereira, assegurou que o elenco proposto cumpria todos os requisitos previstos nos estatutos e no regulamento geral.

Apontado como consensual, Duque, que não prestou declarações enquanto candidato à presidência da LPFP, vai a sufrágio sem o apoio de Sporting, cuja direção avançou com ações judiciais contra si, Nacional, ambos da I Liga, e Leixões, Chaves, Feirense, União da Madeira, Atlético e Santa Clara, do segundo escalão.

A lista de Duque integra José Mendes, vice-reitor da Universidade do Minho, para a presidência da Mesa da AG, Carlos Carvalho, para presidência do Conselho Fiscal, Gonçalo Lobo Xavier, para a presidência da Comissão Disciplinar, e Américo Joaquim Esteves, para a Comissão Arbitral.

A AG eleitoral do organismo está marcada para segunda-feira, a partir das 14:30, na sede da LPFP, no Porto.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?