loading

Fórmula 1: Lewis Hamilton a um segundo lugar de se sagrar bicampeão mundial

O título de Fórmula 1 2014 decide-se na última prova da temporada, em Abu Dhabi, uma corrida com pontuação a dobrar, na qual o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) só precisa de ficar em segundo para se sagrar bicampeão.

Fórmula 1: Lewis Hamilton a um segundo lugar de se sagrar bicampeão mundial

Com o título de construtores atribuído à Mercedes desde o Grande Prémio da Rússia, em outubro, o, teoricamente, segundo piloto da marca alemã, Nico Rosberg, venceu no Brasil - quebrando um ciclo de cinco vitórias consecutivas de Hamilton - e relançou as contas do Mundial de pilotos.

À entrada da 19.ª e última do Mundial de F1, Hamilton lidera a classificação, com 334 pontos, mais 17 do que Rosberg. No entanto, as regras deste ano - pela primeira vez - duplicam a pontuação da última corrida. Assim, uma vitória em Abu Dhabi vale 50 pontos e um segundo lugar 36 pontos.

Isso significa que se Hamilton terminar em segundo lugar, é campeão independentemente da pontuação de Rosberg.

Já o alemão tem de ficar, obrigatoriamente, numa das cinco primeiras posições para ser campeão, mas está sempre dependente do desempenho de Hamilton.

Se Hamilton ficar fora dos pontos, Rosberg pode fazer até ao quinto lugar (se terminar a partir de sexto, Hamilton é campeão). Caso o alemão fique em quarto lugar, então Hamilton terá de fazer os oito pontos relativos à oitava posição; se Rosberg terminar em terceiro, Hamilton festeja caso fique pelo menos em sexto.

Mas se Nico Rosberg completar a corrida em segundo lugar, então o inglês terá de fazer um quinto lugar para celebrar o bicampeonato (juntando-o ao título de 2008, então na McLaren).

As estatísticas desta época estão do lado de Hamilton: nas 18 corridas já disputadas, o inglês venceu 10 e terminou outras três em segundo lugar.

Por outro lado, Hamilton já abandonou em três corridas (Austrália, Canadá e Bélgica) e no último GP, no Brasil, teve uma saída de pista - quando seguia em segundo lugar, em perseguição de Rosberg - que lhe poderia ter custado a continuidade em prova e a atual liderança no Mundial.

No GP do Brasil, Rosberg começou a construir a vitória na qualificação - quando conseguiu a "pole-position", a sua 10.ª da temporada (contra sete de Hamilton). Num circuito como o Yas Marina, no Abu Dhabi, em que as ultrapassagens não são fáceis e a estratégia de corrida é fundamental, uma boa qualificação pode ser ainda mais decisiva.

Na corrida do ano passado (ainda que com carros completamente diferentes dos deste ano), Rosberg foi mais rápido do que Hamilton na qualificação (ao conseguir um terceiro lugar, atrás dos Red Bull) e manteve essa performance em corrida, terminando no pódio. Hamilton ficou logo a seguir. Se a corrida terminasse como no ano passado, Hamilton seria campeão.

O duelo Hamilton-Rosberg é o principal ponto de interesse do Abu Dhabi, mas a corrida do Médio Oriente - que se disputa entre o dia e a noite, já que começa às 17:00 horas locais - ainda poderá aquecer a luta pelo quarto lugar no Mundial de pilotos, sendo que o terceiro lugar já está atribuído ao australiano Daniel Ricciardo (Red Bull).

Sebastien Vettel (Red Bull), Fernando Alonso (Ferrari) e Valteri Bottas (Williams-Mercedes) estão separados por apenas três pontos (159, 157 e 156 respetivamente). Por outro lado, será no circuito de Yas Marina que se decidirá que equipa - Williams ou Ferrari - fica em terceiro nos construtores (atrás de Mercedes e Red Bull).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?