loading

Ministro russo do Desporto assegura empenho na luta contra o doping

O ministro do Desporto da Rússia, Vitaly Mutko, garantiu esta quarta-feira que o país vai continuar a lutar contra o doping, que recentemente levou à suspensão de vários atletas, entre os quais campeões mundiais e olímpicos.

Ministro russo do Desporto assegura empenho na luta contra o doping

“A Rússia sempre foi e será um país que combate com seriedade e de forma consistente o doping”, disse o ministro, citado pela agência russa Allsport.

O ministro destacou o trabalho que tem sido feito nos últimos quatro anos, não só ao nível da legislação antidoping, mas também com a criação da agência antidoping da Rússia, a RUSADA.

"Despendemos muitos fundos nesta luta e estamos dispostos a continuar. Em breve vamos lançar um programa educacional para crianças em idade escolar sobre os efeitos nefastos do doping”, afirmou.

Vitaly Mukto disse que as autoridades russas fizeram tudo o que deviam no caso do recente escândalo de doping que envolve alguns atletas campeões mundiais e olímpicos.

“A Federação Internacional de Atletismo tinha uma lista de atletas sob suspeita de uso de substâncias dopantes. Fizemos a nossa parte: suspendemos todos os envolvidos. Ficamos tristes com isso, mas não tínhamos outra alternativa”, disse.

No final de janeiro, a RUSADA suspendeu cinco atletas, entre os quais três campeões olímpicos, por violação das regras antidoping. Nos últimos meses, o atletismo russo tem sido alvo de vários escândalos de doping, que têm levantado suspeitas sobre a existência de um esquema semelhante ao implementado na antiga República Democrática de Alemanha.

Em novembro, a RUSADA suspendeu, por quatro anos, Victor Kolesnikov, fundador e diretor, durante 19 anos, do Centro de Preparação Olímpica de Marcha Viktor Chyogin.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?