loading

CAN-2015: Gana na final com vitória fácil em jogo marcado por distúrbios

O Gana qualificou-se hoje para a final da Taça das Nações Africanas de futebol, a nona da sua história, após uma clara vitória sobre a anfitriã Guiné Equatorial (3-0) num jogo que esteve largo período interrompido por distúrbios.

CAN-2015: Gana na final com vitória fácil em jogo marcado por distúrbios

Em Malabo, e como já era esperado, as ‘Estrelas Negras’ demonstraram e comprovaram a sua maior experiência nesta fase da competição perante uma Guiné Equatorial que nunca tinha disputado umas meias-finais da CAN.

Jordan Ayew, aos 42 minutos, de grande penalidade, Wakaso Mubarak, aos 45+1, e André Ayew, aos 75, marcaram do Gana, mas o jogo ficou marcado pelos distúrbios vindo das bancadas e que obrigaram a uma interrupção de mais de meia hora.

O árbitro foi obrigado a parar o encontro aos 83 minutos, devido à entrada de adeptos do Gana para a pista atrás de uma baliza, alegadamente depois de terem sido atingidos por objetos na bancada.

Após uma longa paragem, estranhamente o jogo foi retomado no minuto 90, tendo-se jogado mais três de compensação dado pelo gabonês Eric Otogo-Castane.

Campeão do continente africano por quatro vezes, a última em 1982, o Gana apurou-se com alguma facilidade para a final do próximo domingo, enquanto a Guiné Equatorial não mostrou argumentos para conseguir ultrapassar o rival de hoje.

A seleção anfitriã, que o máximo que tinha alcançado na sua história tinha sido uma presença nos quartos de final em 2012, chegou às meias-finais sob ‘brasas’ depois de uma polémica vitória sobre a Tunísia, por 2-1 após prolongamento, e que levou um castigo pesado de seis meses ao árbitro dessa partida.

Talvez por isso, os jogadores da Guiné Equatorial, incluindo o estorilista Balboa, mostraram-se demasiado nervosos durante quase todo o jogo, numa primeira parte que teve um nível de agressividade bastante elevado.

Após falta do guarda-redes na grande área, o Gana chegou à vantagem, com Jordan Ayew a converter com sucesso a grande penalidade, numa fase do jogo que acabou por determinante.

Pouco depois, aos 45+1 minutos, as ‘Estrelas Negras’ aproveitaram uma desatenção infantil da formação da casa e chegaram ao segundo golo, desta vez por Wakaso Mubarak e após um lance de contra-ataque dirigido pelo ex-FC Porto Atsu.

Na segunda parte, e mesmo tendo mais posse de bola, a Guiné Equatorial manteve-se inofensiva no ataque e, depois de já ter desperdiçado algumas oportunidades para ‘matar’ a eliminatória, André Ayew fez mesmo o terceiro golo do Gana, aos 75.

Programa da jornada

Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2015
Rep. Congo - Costa do Marfim, 1 - 3

Quinta-feira, 5 de Fevereiro de 2015
Gana - Guiné Equatorial, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?