loading

Sporting-Benfica: «Grande baixa do Benfica será Gaitán», Manuel Fernandes

O antigo futebolista do Sporting Manuel Fernandes considera que a grande baixa do Benfica para o dérbi será Gaitán e não Júlio César e que a chave do jogo estará na atuação do trio do meio-campo ‘leonino’.

Sporting-Benfica: «Grande baixa do Benfica será Gaitán», Manuel Fernandes

“O Sporting depende muito do que William Carvalho, Adrien e João Mário façam. Se estiverem sintonizados, como em Arouca, a fazer bem as compensações defensivas, a recolocar posicionalmente a equipa quando perdia a bola para não permitir ao adversário sair em contra-ataque, o Benfica vai ter muitas dificuldades para ganhar”, disse à Lusa a antiga glória ‘leonina’, para quem a grande baixa do Benfica "será Gaitán e não Júlio César", caso o argentino não recupere.

Manuel Fernandes entende que Gaitán “é o jogador mais perigoso” do Benfica e que, caso não possa jogar, será “uma baixa importante”, mas, em relação ao peso da ausência do guarda-redes Júlio César, faz depender a mesma da forma como o jogo correr a Artur na fase inicial.

“O Júlio César estava a jogar muito bem, só tinha sofrido um golo nos últimos jogos, e de penálti, em Paços de Ferreira, a exibir uma confiança extraordinária e a dar confiança à equipa. O Artur vai depender do que faça no início do jogo. Se as coisas começarem a correr bem, ganhará confiança, se começarem a correr mal, perderá confiança e aí as coisas podem complicar-se para o Benfica”, observou Manuel Fernandes.

Quanto à eventual opção por Slimani no ‘onze’ dos ‘leões’, disse não acreditar: “O Montero está a corresponder e, para o futebol que o Sporting vai apresentar, penso que o colombiano é a solução mais adequada”.

“O Sporting não vai jogar à base de cruzamentos, vai aproveitar as zonas interiores através do Nani e do Carrillo. Por outro lado, os laterais das duas equipas vão ter pouco espaço, os do Sporting terão de estar muito atentos a Salvio e Gaitan, os do Benfica a Nani e Carrillo. Daí que a chave estará em explorar as diagonais interiores, como tão bem faz o Nani, e aí o Montero é melhor tabelador do que Slimani, que vem tocado da CAN, onde só jogou o primeiro jogo em condições e não estará com a confiança em alta”, prosseguiu.

Já a inexperiência e a menor rotina dos dois centrais do Sporting é minimizada por Manuel Fernandes: “Sei que é diferente, mas o Tobias (Figueiredo) já fez muitos jogos contra o Benfica na equipa B e tem experiência suficiente a nível internacional dos escalões de sub-21 para não se amedrontar com os jogadores que vai ter pela frente. Além disso, o Marco Silva irá, certamente, preencher a zona central do meio-campo para que os centrais não apanhem pela frente os jogadores do Benfica com a bola dominada”.

Quanto a Paulo Oliveira, lembrou que “tremeu no início” e que é hoje um central “mais sereno, a falhar cada vez menos e mais confiante nos passes”, e disse acreditar que “está preparado” para o dérbi.

O seu sportinguismo leva-o a arriscar que os jogadores do Sporting “vão querer muito ganhar” e farão “uma grande exibição”, única maneira que vê para vencer uma equipa “bem estruturada, dinâmica, muito forte nas transições ofensivas e com jogadores de grande qualidade”, como é o Benfica.

Para Manuel Fernandes, a dúvida no Benfica está na opção que o treinador do Benfica vai tomar no meio-campo: “Estranhei quando Jesus pôs Pizzi frente ao Boavista, porque o Talisca estava bem, mas pode ser que em vez de dois jogue com três unidades na linha média, com Samaris, Pizzi e Talisca, sacrificando o Jonas, com o Lima na frente, como fez no Dragão. Mas também admito que possa jogar com o Samaris e o Pizzi a meio-campo, Salvio e Gaitán ou Ola John nas alas, e Jonas e Lima na frente”.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?