loading

Comentário: FC Porto dominador empata 1-1 em Basileia e ganha vantagem

Um FC Porto dominador, mas pouco assertivo, empatou hoje 1-1 na visita ao esforçado, porém frágil, Basileia e colocou-se em vantagem rumo aos quartos de final da Liga dos Campeões.

Comentário: FC Porto dominador empata 1-1 em Basileia e ganha vantagem

O ex-benfiquista Derlis González (11 minutos) colocou os suíços na frente, no único remate dos anfitriões à baliza, mas Danilo (79), de penalti, justo, empatou e deu vantagem aos “dragões” na eliminatória.

Os portugueses, que apenas podem queixar-se de si por não terem resolvido a questão, ficaram ainda com razão de queixa do árbitro inglês, que, aos 34 minutos, perdoou derrube de Walter Samuel a Jackson Martinez, na área.

O FC Porto dominou claramente em todas as estatísticas, menos a da eficácia: o conjunto de Paulo Sousa fez um golo e depois foi demasiado ‘curto’, sempre incapaz de assumir o desafio, mesmo após sofrer o empate, revelando-se equipa claramente ao alcance de um ‘dragão’ ao seu nível.

Assumindo a sua superior qualidade técnica e estatuto, o FC Porto pegou no jogo desde o apito inicial, ainda que sem criar perigo.

Incapaz de definir as regras em sua própria casa, o Basileia tentava explorar o contra-ataque e foi com um lançamento longo de Frei que o jovem paraguaio Derlis González aguentou o aperto de Alex Sandro e Marcano para, já em queda, atirar para fora do alcance de Fabiano (1-0), inaugurando o marcador aos 11 minutos, mas saindo lesionado do lance.

Os ‘dragões’ sentiram o golo e o seu desnorte ofensivo persistiu, mesmo após o remate de Danilo (20 minutos) que o guarda-redes desviou para canto, no qual Casemiro, sozinho ao primeiro poste, não aproveitou.

Os portugueses eram ‘senhores’ da bola, porem inócuos a criar perigo, frente a um adversário com todos os seus elementos a defender atrás da linha de bola, sem conceder espaços.

No reatamento, o FC Porto julgou ter empatado (48 minutos) quando Casemiro recarregou defesa de Vaclík, mas Marcano estava em fora do jogo e interferiu na ação do guarda-redes, sendo, por isso, bem anulado, embora após muito tempo.

Óliver (59 minutos) lançou Tello em velocidade, mas Vaclík teve reflexos e cedeu canto: o guarda-redes checo atrapalhou depois Jackson (65), que, na pequena área, tentou picar a bola e atirou por cima, na melhor oportunidade ‘azul e branca’.

A opção por Rúben Neves (68 minutos), para o lugar do lesionado Óliver, retirou criatividade à equipa, mas uma ida à linha de Danilo (78) culminou com cruzamento que Walter Samuel travou, em carrinho, mas com o braço, cometendo penalti que o próprio lateral direito converteu (1-1).

Até ao fim, o FC Porto foi a única equipa a tentar ganhar.

Programa da jornada

Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2015
PSG - Chelsea, 1 - 1
Shakhtar - Bayern München, 0 - 0

Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2015
Schalke 04 - Real Madrid, 0 - 2
Basel - FC Porto, 1 - 1

Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2015
Juventus - Dortmund, 2 - 1
Man City - Barcelona, 1 - 2

Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2015
Leverkusen - Atlético Madrid, 1 - 0
Arsenal - Monaco, 1 - 3

Terça-feira, 10 de Março de 2015
FC Porto - Basel, 4 - 0
Real Madrid - Schalke 04, 3 - 4

Quarta-feira, 11 de Março de 2015
Chelsea - PSG, 2 - 2 a.p
Bayern München - Shakhtar, 7 - 0

Terça-feira, 17 de Março de 2015
Monaco - Arsenal, 0 - 2
Atlético Madrid - Leverkusen, 3 - 2 g.p

Quarta-feira, 18 de Março de 2015
Barcelona - Man City, 1 - 0
Dortmund - Juventus, 0 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?