loading

Andebol: FC Porto inicia 'play-offs' frente ao Passos Manuel

O hexacampeão FC Porto inicia frente ao Passos Manuel a defesa do título de andebol, que esta época recupera o formato de ‘play-offs’ para apurar o campeão, podendo encontrar o Benfica nas meias-finais.

Andebol: FC Porto inicia 'play-offs' frente ao Passos Manuel

A última vez que o título nacional de andebol foi atribuído através da fórmula de ‘play-off’ remonta à época de 2008/09 e terminou com a vitória dos ‘dragões’ na ‘negra’ sobre o Benfica (3-2), naquele que foi o primeiro dos seus seis títulos consecutivos.

O FC Porto terminou a fase regular da presente edição do Nacional no primeiro posto, com 20 vitórias e apenas duas derrotas em 22 jogos, à frente do trio formado por Sporting, ABC e Benfica, e por isso cruzam nos ‘quartos’, à melhor de três jogos, com o Passos Manuel, oitavo.

Com o primeiro jogo marcado para 07 de março, o emparcelamento ditou ainda que o Sporting (segundo) disputa o acesso às meias-finais com o Sporting da Horta (sétmio), o ABC (terceiro) com o Madeira SAD (sexto) e o Benfica (quarto) com o Águas Santas (quinto), estando o primeiro embate marcado para 07 de março.

O início do ‘duelo’ entre o Passos Manuel e o FC Porto foi, no entanto, adiado para 11 de março, devido ao encontro dos portistas com os sérvios do Vojvodina, da quarta jornada do Grupo C da Taça EHF, marcada para sábado.

Os regulamentos federativos determinam ainda que as equipas mais bem classificadas comecem a discussão dos quartos de final dos ‘play-offs’ a jogar na condição de visitantes e, caso seja necessário, como anfitriões no terceiro jogo.

Nas meias-finais, o vencedor da eliminatória entre o FC Porto e o Passos Manuel irá cruzar com o Benfica ou o Águas Santas, deixando antever uma possível reedição da luta a dois da última época.

O favoritismo na eliminatória entre FC Porto e Passos Manuel pende favoravelmente para os ‘dragões’, que, na fase regular, venceram os dois encontros disputados, pela diferença de 10 golos (23-33 e 37-27).

Também o vice-campeão Benfica parte como favorito para o confronto com o Águas Santas, formação que derrotou por duas vezes na fase regular, por 30-25 na Maia e 27-20 na Luz.

O vencedor da eliminatória que opõe o Sporting ao Sporting da Horta cruzará nas meias-finais – a disputar à melhor de cinco jogos – com o ABC ou o Madeira SAD.

Na fase regular, o Sporting somou uma vitória (35-29) e um empate (27-27) frente ao Sporting da Horta, enquanto o ABC contou por vitórias os dois encontros disputados com o Madeira SAD (21-31 fora e 35-31 em casa).

No Grupo B, Ismai, Belenenses, Santo Tirso e Xico Andebol vão lutar pela manutenção no primeiro escalão, num campeonato a quatro, iniciando esta fase com metade dos pontos. No final, os dois últimos classificados descerão de divisão.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?