loading

Basquetebol: Benfica soma 20.ª Taça, após 50 minutos de emoção

O Benfica conquistou hoje a Taça de Portugal de Basquetebol, depois de vencer na final o Barcelos, por 88-87, numa partida que só foi decidida no final de um segundo prolongamento.

Basquetebol: Benfica soma 20.ª Taça, após 50 minutos de emoção

Os "encarnados", que já tinham vencido a edição do ano passado, revalidaram o título, passando a somar no seu historial 20 edições da Taça de Portugal, que juntam à Supertaça, ao Troféu António Pratas e à Taça Hugo dos Santos.

Ainda assim, os lisboetas tiveram de sofrer para erguer o trofeu, porque apesar de liderarem o marcador durante os três primeiros períodos, viram os minhotos encetar uma recuperação fulgurante, nos últimos 10 minutos, até ao empate a 72 no final do tempo regulamentar.

Nos dois períodos de prolongamento, em que os barcelenses chegaram a ter uma vantagem de quatro pontos, os ‘encarnados’ acabaram por aproveitar alguns erros do adversário para recuperar a dianteira e vencer pela margem mínima.

A partida começou num ritmo intenso, com as duas equipas a querem impor-se deste os instantes iniciais e a chegarem, ambas, aos dois dígitos no marcador aos cinco minutos.

Mais assertivos na finalização, os ‘encarnados’, impulsionados com a eficácia de Mário Barroso - com 14 pontos no primeiro período - começaram a descolar, terminando o primeiro período com uma vantagem de 25-21.

A equipa de Barcelos, algo intranquila nos momentos decisivos, ainda conseguiu reagir no segundo período, chegando a igualar o marcador a 33-33, com Nuno Oliveira, em destaque, a atingir os 12 pontos.

No entanto, nos momentos finais da primeira parte, a equipa de Lisboa faz valer a sua maior experiência e voltou a dar volume à vantagem. Com inspiração de Ronald Slay, chegou ao descanso na frente, por 42-36.

No reatamento, o Benfica voltou a mostrar mais argumentos e maior combatividade, começando a aproveitar alguma fragilidade física dos minhotos para fechar o terceiro período com uma vantagem de nove pontos (59-50).

Para o derradeiro período, formação de Barcelos deu o ‘tudo por tudo’ e foi recompensada pelo esforço, conseguindo, gradualmente, anular a vantagem do Benfica, e colocando-se na frente (70-69 e depois 72-71), comandada por Nuno Oliveira que apontou 31 pontos no jogo.

No entanto, nos frenéticos últimos minutos, o Benfica, com um lance livre (em três) de Seth Doliboa, chegou ao empate (72-72), que Marko Loncovic podia ter desfeito no último segundo, mas o seu ‘triplo’ não entrou.

A igualdade teimou em persistir no primeiro prolongamento, que terminou com 76-76, conseguida pelo Benfica com mais dois lances livres, agora de Slay, a 14,2 segundos do fim.

No segundo tempo extra, Nuno Oliveira marcou nove pontos e quase virou ‘herói’, colocando a sua equipa a vencer por 85-81, a 1.30 minutos do final, mas o Benfica não desistiu e, com seis segundos por jogar, Jobey Thomas, muito pressionado, conseguiu marcar o cesto da vitória, por 88-87.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?