loading

Medidas do governo grego contra a violência podem colidir com UEFA e FIFA

O Governo grego anunciou hoje que tenciona tomar medidas contra a violência no desporto, que podem colidir com a FIFA e com a UEFA.

Medidas do governo grego contra a violência podem colidir com UEFA e FIFA

O ministro grego do Desporto, Stavros Kontonis, anunciou em conferência de imprensa que, apesar da oposição dos dois organismos, o Governo tenciona levar a cabo uma auditoria e ter um papel de supervisão sobre o desporto no país.

De acordo com a imprensa grega, a FIFA e a UEFA estão preocupadas com a possível falta de autonomia da federação grega de futebol, caso as novas medidas avancem.

“Não nos podemos excluir de controlar onda há dinheiro público envolvido. Somos favoráveis à autorregulação, mas todas as federações desportivas devem ser monitorizadas e geridas uniformemente”, afirmou Kontonis.

O projeto legislativo, apresentado em esboço no mês passado, prevê não só a imposição de multas pesadas em casos de incidentes violentos, mas também o adiamento ou cancelamento de jogos e a proibição de participação em competições europeias.

A legislação prevê também que os árbitros sejam obrigados a apresentar às autoridades competentes declarações de rendimentos e de bens pessoais.

“Acreditamos que este projeto-lei permite ao Estado lidar com o ‘tsunami’ de violência no desporto. O Governo e o povo são os legitimados pelo povo grego”, disse Kontonis.

O ministro afirmou que a FIFA e a UEFA são organizações internacionais sob a alçada da legislação suíça, enquanto “o parlamento grego legisla com mandato direto do povo”.

Esta época, a Liga grega de futebol já foi suspensa três vezes devido a atos de violência, um dos quais envolveu o técnico português Vítor Pereira, que orienta o Olympiacos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?