loading

Rio Maior recebe congresso sobre dimensão social do desporto

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) promove, na quinta e sexta-feira, um congresso sobre a dimensão social do desporto onde serão apresentados exemplos de boas práticas no domínio da responsabilidade social.

Rio Maior recebe congresso sobre dimensão social do desporto

O congresso sobre Responsabilidade Social Corporativa e Gestão do Desporto, subordinado ao tema da Sustentabilidade da Atividade Desportiva, surge no âmbito da Aliança Intercontinental de Gestão do Desporto e das iniciativas que antecedem o segundo congresso internacional deste organismo, agendado para abril de 2016, no Brasil, afirma uma nota de divulgação do evento.

"Abordar a dimensão social do desporto, enquanto fator de aproximação das pessoas, na criação de identidades, como instrumento de promoção da inclusão social, da cidadania, da igualdade de oportunidades, de prevenção contra o racismo, a xenofobia e a violência, em suma enquanto instrumento de desenvolvimento humano, é o âmbito do Congresso", adianta o comunicado da ESDRM.

O congresso alterna conferências em sessões plenárias com painéis especializados, como os que abordam a sustentabilidade da atividade dos clubes desportivos, a acessibilidade no desporto de natureza e turismo ativo, projetos de responsabilidade social e sustentabilidade nos municípios e na gestão de instalações desportivas.

Serão ainda apresentados projetos nacionais de promoção de valores de responsabilidade social e sustentabilidade, com a presença de especialistas e de organizações desportivas que apresentaram boas práticas, algumas delas premiadas em concursos nacionais, no domínio da responsabilidade social, adianta a nota.

O congresso terá como oradores o docente da Universidade do Porto Jorge Olímpio Bento, a economista Sofia Santos, presidente da ONG K-Evolution, a socióloga Salomé Marivoet, da Universidade Lusófona, e Carlos Barroca, atual diretor de operações da NBA na Índia.

Entre as organizações presentes contam-se o Sport Algés e Dafundo, o Ginásio Clube Português, a Escolinha de Rugby da Galiza, o Clube de Carnaxide Cultura e Desporto e uma cadeia de ginásios.
Participam ainda a Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis e as câmaras municipais do Seixal, de Porto Mós, de Almada e de Cascais.

Serão apresentados projetos como os do Espaço Jovem da Quinta do Lavrado (Programa Escolhas), da Fundação de Solidariedade Social Aragão Pinto, da Fundação SL Benfica, da Academia dos Champs, do Clube Desportivo dos Olivais e Moscavide e o Surf.Art da Associação Pressley Ridge.

O congresso terminará com a apresentação do II Congresso Internacional de Responsabilidade Social e Gestão do Desporto que se realizará em 14 e 15 de abril de 2016, em Belém do Pará, no Brasil, por Christian Pinheiro da Costa, da Universidade Federal do Pará.

A iniciativa insere-se nas celebrações do 10.º aniversário da licenciatura da ESDRM (pertencente ao Instituto Politécnico de Santarém) em Gestão das Organizações Desportivas e surge da parceria com a Aliança Intercontinental de Gestão do Desporto e um grupo de investigadores em Responsabilidade Social Corporativa da Universidade de Granada, em Espanha, que promoveram o primeiro congresso internacional em 2014, afirma o comunicado.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?