loading

Atletismo: Quatro portugueses no arranque da Liga de Diamante de 2015

Quatro portugueses, entre os quais Nelson Évora, vão estar em ação entre sexta-feira e domingo, em Doha e Xangai, no arranque da Liga de Diamante de atletismo.

Atletismo: Quatro portugueses no arranque da Liga de Diamante de 2015

Na capital do Qatar, a 'liga milionária' de meetings de atletismo arranca sexta-feira e na lista de inscritos estão, além do campeão europeu de triplo salto em pista coberta, Edi Maia, no salto com vara, e Irina Rodrigues, no lançamento do disco.

Entre os que optaram por só começar a época internacional ao ar livre no domingo está Patrícia Mamona, que participa no triplo salto de Xangai.

Depois de ter fechado a época de inverno em grande, sagrando-se campeão da Europa, Nélson Évora reencontra adversários de enorme qualidade, como Christian Taylor, o norte-americano que é campeão olímpico e venceu o circuito da Liga de Diamante nos três últimos anos.

Também lá estarão o cubano Pedro Pablo Pichardo, líder da época com um salto próximo dos 18 metros, os franceses Teddy Tamgho (campeão mundial 2013 e recordista mundial 'indoor') e Benjamin Campaore (campeão da Europa) e o russo Lyukman Adams (campeão do Mundo em pista coberta).

Nelson Évora tem como melhor registo pessoal 17,74 metros, conseguidos nos Mundiais de Osaka em 2007, o que lhe dá o 25.º lugar na listagem de todos os tempos. Este ano saltou 17,21 metros na época de inverno, marca que lhe valeu o título europeu.

Presença surpreendente entre a elite em Doha é a de Edi Maia, que tem como recorde nacional na vara 5,70 metros, feitos no ano passado.

O francês Renauld Lavillenie, recordista mundial é o grande ausente, por lesão, o que deixa a prova muito mais aberta, podendo pender para o alemão Raphael Holzdeppe, campeão do Mundo em 2013, para o grego Konstantinos Filippidis (campeão do Mundo em pista coberta) ou para o polaco Piotr Lisek.

No lançamento do disco feminino, Irina Rodrigues apresenta-se com um recorde pessoal de 63,25, feitos em Leiria no passado dia 15 de março.

Encabeça a lista de favoritas a croata Sandra Perkovic (71,08 metros), mas também há outras excelentes lançadoras, como a norte-americana Gia Lewis-Smallwood (69,17), a alemã Nadine Muller (68,89 metros) e a australiana Dani Samuels (67,99 metros).

No domingo é Patrícia Mamona quem entra em ação, no triplo salto, que vai decorrer em Xangai, em torneio que tem um alinhamento consideravelmente diferente de Doha. O recorde nacional da saltadora do Sporting é de 14,52 metros.

A favorita é a colombiana Caterine Ibarguen (14,87 este ano e recorde pessoal de 15,31), sendo que também estão inscritas para saltar na China a ucraniana Olha Saladukha, a alemã Kristin Gierisch, a russa Irina Gumenyuk e a cazaque Olga Rypakova.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?