loading

Andebol: ABC preparado para a terceira final europeia

O ABC defronta no domingo os romenos do Odorhei, na primeira mão da atribuição da Taça Challenge de andebol, repetindo as presenças em confrontos europeus decisivos das temporadas de 1994/95 e 2004/05.

Andebol: ABC preparado para a terceira final europeia

Recém-regressado aos principais palcos da EHF, após um interregno de quatro anos, o ABC procura na presente temporada, pela mão do antigo internacional Carlos Resende, conquistar – à terceira final - o seu primeiro título europeu.

A equipa bracarense, que iniciou a disputa da prova apenas nos oitavos de final, chegou à final após eliminar os checos do Dukla de Praga, os finlandeses do Riihimaki Cocks e os noruegueses do Stord Handball.

O Odorhei, que conta com mais uma eliminatória do que o ABC, chegou à final após ter sido o ‘carrasco’ do Benfica nas meias-finais e de ter impedido um ‘duelo’ 100 por cento português na atribuição da Taça Challenge de 2015.

Além de ter eliminado a formação ‘encarnada’, os romenos chegam à final, a disputar a duas mãos, após terem afastado os ingleses do Cambridge HC, os luxemburgueses do Red Boys Differdange e os ucranianos do ZTR Zaporozhye.

Esta é a terceira final do ABC, que perdeu a Taça Challenge de 2004/2005 para o Wacker Thun, com 29-24 na Suíça e 29-26 em Braga, e a Liga dos Campeões de 1994/95 para os espanhóis do TEKA Santander, com 22-22 em casa e 21-23 fora.

Na década de 90, com uma equipa moldada em torno do ucraniano Viktor Tchikoulaev e do russo Vladimir Bolotski, o ABC protagonizou um dos momentos mais altos do andebol português, apesar de ter falhado, por dois golos, a conquista da Liga dos Campeões de 1994.

O perfume europeu bracarense regressou na edição da Taça Challenge de 2004/05, na final frente aos suíços do Wacker Thun, mas o ABC falhou novamente a conquista do troféu pela diferença de dois golos, por 24-29 (fora) e 29-26 (casa).

O ABC procura na final da Taça Challenge somar o segundo troféu da época, depois de ter erguido a Taça de Portugal, em Loulé, em que se impôs ao FC Porto (25-24), e em que quebrou a hegemonia do Sporting, vencedor das últimas três edições.

A formação bracarense, que é a terceira portuguesa a disputar a final da Challenge nas últimas seis épocas, persegue nesta edição o feito do Sporting, que ergueu o troféu em 2009/10 na final disputada com os polacos do MMTS Kwidzyn.

No ano seguinte ao da conquista do Sporting, em 2010/11, o Benfica falhou a conquista do troféu ao perder na final disputada com os eslovenos do RK Cimos Koper, com 27-27 em casa e 31-27 fora.

O sorteio ditou que o ABC jogue em casa a primeira mão da final da Taça Challenge, a decorrer pelas 18 horas de domingo, e que defronte o Odorhei na segunda mão na Roménia a 24 de maio, pelas 17 horas (menos duas em Lisboa), onde será entregue o troféu.

Caso ABC conquiste a Taça Challenge, as vagas nas competições europeias da próxima época, distribuídas por Liga dos Campeões (uma), Taça EHF (uma) e Taça Challenge (duas) alargam a um quinto representante, que será indicado pela classificação do campeonato nacional.

Esta situação poderá trazer na reta final da época um acréscimo de motivação aos clubes que lutam pelo quinto lugar do campeonato, nomeadamente Aguas Santas e Sporting da Horta.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?