loading

Lorenzo obtém terceiro triunfo seguido em MotoGP, Oliveira faz história

O espanhol Jorge Lorenzo conquistou hoje o terceiro triunfo consecutivo na categoria MotoGP, num Grande Prémio de Itália de motociclismo em que Miguel Oliveira se tornou o primeiro português a vencer uma corrida no Mundial de velocidade, em moto3.

Lorenzo obtém terceiro triunfo seguido em MotoGP, Oliveira faz história

Aos comandos de uma Yamaha, o antigo bicampeão mundial (2010 e 2012) completou em 41.39,173 minutos as 23 voltas ao circuito de Mugello, na extensão de 120,635 quilómetros (média de 173,7 km/h), aproximando-se da liderança do campeonato, ocupada por Valentino Rossi.

O piloto italiano levou a sua Yamaha ao terceiro lugar do pódio - o 10.º seguido -, depois de ter terminado a 6,661 segundos de Lorenzo, enquanto o compatriota Andrea Iannone (Ducati), que tinha partido da ‘pole position', mas acabou na segunda posição, a 5,563 do vencedor da sexta etapa do campeonato.

Lorenzo, de 28 anos, reduziu para apenas seis pontos o atraso para Rossi, enquanto o espanhol Marc Marquez (Honda), bicampeão em exercício, ocupa o quinto posto, a 49 pontos do líder, depois de hoje ter tido mais uma corrida para esquecer, abandonando a seis voltas do fim, em consequência de um despiste.

"Assumi o controlo da corrida com uma corajosa ultrapassagem a [Andrea] Dovizioso e, apesar de ter sentido alguma falta de velocidade, fiz o suficiente para ganhar. Já ganhei três corridas seguidas no passado e por isso quero ganhar a quarta", disse Lorenzo, que obteve a 57.ª vitória da carreira, a 36.ª na categoria rainha.

A corrida da classe intermédia - Moto2 - também teve um vencedor espanhol, com Esteve Rabat, campeão mundial em título, a impor-se ao francês Johann Zarco, ambos em Kalex, consolidando o segundo lugar no Mundial deste ano e reduzindo o atraso para o francês, que comanda a classificação dos pilotos.

Na categoria inferior, Miguel Oliveira, aos comandos de uma KTM, fez história no motociclismo nacional, ao tornar-se o primeiro piloto luso a vencer uma corrida no Campeonato do Mundo de velocidade, ao cumprir as 20 voltas ao circuito italiano em 39.39,510 minutos.

Depois de ter saído da 11.ª posição da grelha de partida, Miguel Oliveira assumiu pela primeira vez a liderança a 12 voltas do fim e, apesar de ter perdido várias vezes o comando, conseguiu vencer a sexta prova do Mundial.

Na primeira curva da última volta, o português caiu para a quarta posição, mas conseguiu recuperar e entrar na última curva em primeiro, sustendo depois os ataques do britânico Danny Kent (Honda) e do italiano Romano Fenati, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

No Mundial, o português subiu quatro posições e é agora quarto classificado, com 66 pontos, com Kent a liderar com 124, à frente do italiano Enea Bastianini (Honda), com 78, e Fenati, com 67.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?