loading

Egito: Tribunal decreta pena de morte para 11 adeptos

Um tribunal de Port Said (noroeste do Egito) confirmou hoje a condenação à morte de 11 pessoas por envolvimento nos violentos distúrbios de fevereiro de 2012 num estádio de futebol que causaram 74 mortos e 254 feridos.

Egito: Tribunal decreta pena de morte para 11 adeptos

O motim de Port Said, a desordem mais mortífera do país relacionada com o desporto, envolveu os adeptos da equipa da casa, o Al-Masry, e os do Al-Ahly do Cairo após um jogo para o campeonato entre os dois clubes.

Um tribunal criminal do Cairo confirmou as sentenças de morte a que tinham sido condenados a 19 abril 11 adeptos do Al-Masry, um dos quais está fugido, após consulta ao ‘mufti’ do Egito (intérprete governamental da lei islâmica, que tem um papel consultivo).

O tribunal também condenou dois polícias, incluindo o na altura chefe da polícia de Port Said, Essam Samak, e dois responsáveis do clube Al-Masry a cinco anos de prisão.

Dos 72 réus, o tribunal absolveu 21, incluindo sete agentes de segurança e um responsável do Al-Masry, enquanto os restantes foram condenados a penas entre um ano e 15 anos de prisão.

Os condenados podem ainda recorrer da sentença para o tribunal de recurso do Egito.

Os confrontos no estádio de Port Said também provocaram vários dias de violentos protestos no Cairo, onde morreram 16 pessoas.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?