loading

Qatar aprova lei com melhores condições para trabalhadores do Mundial 2022

O Governo do Qatar aprovou hoje a nova ‘lei kafala’, cuja versão anterior tinha sido muito criticada por ter várias restrições para os trabalhadores estrangeiros, impedindo mesmo que conseguissem sair daquele país do Médio Oriente.

Qatar aprova lei com melhores condições para trabalhadores do Mundial 2022

A antiga ‘lei kafala’ estava destinada aos trabalhadores estrangeiros e impedia que estes saíssem do Qatar, a menos que tivessem autorização da entidade empregadora.

A lei permitia que os empregadores confiscassem os passaportes dos trabalhadores, impedindo que mudassem de emprego ou país.

O novo projeto-lei, que inclui novas condições de entrada, saída, residência e emprego aos estrangeiros, foi aprovada pelo Conselho de Ministros e deverá ser assinada pelo emir Tamim bin Hamad al-Thani.

Várias organizações dos direitos humanos já haviam pedido a abolição da kafala, alertando para os abusos que os trabalhadores sofriam naquele país do Médio Oriente.

Também a FIFA já havia exigido às autoridades do Qatar que melhorassem “urgentemente” as condições dos trabalhadores daquele país árabe para a construção de infraestruturas do Mundial de futebol de 2022.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?