loading

QF Euro2016: Holanda, um 'gigante' à beira da eliminação

A Holanda é o único ‘gigante’ em verdadeiro risco de falhar o apuramento para o Europeu de 2016, em França, estando dependente da Turquia para conseguir o ‘play-off’, o seu melhor cenário.

QF Euro2016: Holanda, um 'gigante' à beira da eliminação

Campeão europeia em 1988, vice-campeã mundial em 1974, 1978 e 2010 e terceira no Mundial2014, a formação ‘laranja’ parte para as duas últimas rondas de qualificação no quarto posto do Grupo A, a dois pontos da Turquia, terceira.

Com Islândia e República Checa já apuradas, a Holanda só pode ser terceira, mas, para isso, precisa de vencer no Cazaquistão e na receção aos checos e esperar que os turcos, que jogam na República Checa e recebem os islandeses, não somem quatro pontos.

Caso os turcos, que têm vantagem no confronto direto (3-0 em casa, após 1-1 fora), mantenham o terceiro posto, a Holanda está fora do Europeu, falhando o que seria um oitavo apuramento consecutivo – desde o título conquistado em 1988.

Entre os anteriores campeões europeus, muitos outros ainda não selaram o apuramento – além de islandeses e checos, só se qualificaram a Inglaterra (Grupo E) e a Áustria (G) -, mas apenas outro já falhou, a Grécia, campeã em Portugal (2004).

Contando com a anfitriã França, são apenas cinco as seleções com presença assegurada na fase final, mas muitos outras estão a caminho, sendo que, a partir de quinta-feira e até à terça-feira seguinte, mais 15 vagas serão ocupadas.

A um ponto do França2016, Portugal, líder do Grupo I, é uma das seleções com ‘pé e meio’ na fase final, sendo que outras estão ainda mais perto, ‘virtualmente’ qualificadas, como País de Gales, Bélgica e a bicampeã em título Espanha.

Os galeses, que só estiveram numa fase final, do Mundial de 1958, precisam apenas de empatar na receção a Andorra (oito derrotas, em oito jogos) e os belgas, do mesmo Grupo B, de vencer fora a mesma seleção, enquanto à Espanha, líder do Grupo C, basta-lhe superar em casa o Luxemburgo.

Por seu lado, a Eslováquia, que esteve no Mundial2014, mas nunca num Europeu, também está quase, pois recebe Bielorrússia e joga no Luxemburgo e só precisa de três pontos, os mesmos que necessita a Alemanha, líder do Grupo D, anfitriã da Geórgia, depois de se deslocar à República da Irlanda.

A Itália, primeira do Grupo H, está também a três pontos, sendo que joga no Azerbaijão e recebe a Noruega, e a Suíça, segunda do E, atrás da já apurada Inglaterra, segue a quatro, precisando de pontuar na Estónia e da ‘formalidade’ de bater em casa São Marino.

Por seu lado, Irlanda do Norte e Roménia estão bem lançadas no Grupo F - com a Hungria à espreita -, tal como a Rússia no Grupo G, em que ocupa o segundo posto, atrás da Áustria. A Suécia pode ter de contentar-se com o ‘play-off’.

No Grupo D, a Polónia está – com mais dois pontos - melhor colocada do que a República da Irlanda para acompanhar a Alemanha, enquanto a Albânia espera que a Dinamarca ‘caia’ em Portugal para acabar o Grupo I no segundo posto e selar uma histórica estreia em fases finais.

Quanto ao Grupo H, o segundo lugar está na posse da Noruega, mas, a dois pontos, a Croácia está muito bem colocada, sobretudo porque os nórdicos têm de se deslocar a Itália.

Se a lógica prevalecer, País de Gales e Bélgica (B), Espanha e Eslováquia (C), Alemanha e Polónia (D), Suíça (E), Irlanda do Norte e Roménia (F), Rússia (G), Itália e Croácia (H) e Portugal e Albânia (I) seguirão para França.

A fase final conhecerá ainda mais uma seleção, a 20.ª, que será o melhor terceiro (resultados com primeiro, segundo, quarto e quinto) entre os oito grupos: a Hungria (F) é, de momento, a formação melhor colocada.

Os outros terceiros seguirão para o ‘play-off’, que parece mais próximo de Turquia (Grupo A), Israel (B), Ucrânia (C), República da Irlanda (D), Eslovénia (E), Suécia (G), Noruega (H) e Dinamarca (I).

As duas últimas jornadas de qualificação realizam-se de quinta-feira (08 de outubro) até à próxima terça-feira (13).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?