loading

Chefe do laboratório russo demite-se após escândalo de doping

O chefe do laboratório de antidoping de Moscovo, acusado de fazer parte de um sistema de «doping organizado» pelo Estado russo, demitiu-se na noite de terça-feira, informou uma conselheira do ministro do Desporto.

Chefe do laboratório russo demite-se após escândalo de doping

Num relatório publicado na segunda-feira, a Agência Mundial Antidopagem (AMA) acusa o ex-chefe do laboratório, Grigory Rodchenkov, de estar no centro de um sistema para encobrir o recurso generalizado ao ‘doping’ entre atletas russos, incluindo de ter deliberadamente destruído amostras de testes positivos.

A sua demissão foi dada a conhecer pouco depois da suspensão determinada pela AMA da acreditação do laboratório russo.

“O atual diretor do laboratório antidopagem de Moscovo, Grigory Rodchenkov, anunciou a sua demissão”, declarou Natalya Zhelanova, uma conselheira do ministro do Desporto russo, Vitaly Mutko, à agência Interfax.

“O ministro aceitou a demissão e uma das especialistas do laboratório – Maria Dikunets – foi nomeada para o seu lugar", disse a mesma responsável, confirmando que a acreditação do laboratório de Moscovo “se encontra temporariamente suspensa”.

O presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), o britânico Sebastian Coe, deu à federação russa “até ao final da semana” para responder às acusações da AMA sob pena de arriscar ser suspensa de todas as competições de atletismo, incluindo dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, como reclama a AMA, estando previsto que o conselho diretivo da IAAF se reúna sexta-feira no Mónaco.

“Hoje [terça-feira] mantive consultas com os presidentes da AMA e da IAAF e posso dizer que eu não vejo obstáculos intransponíveis para lidar com a situação", disse o ministro do Desporto russo, Vitaly Mutko.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?