loading

LC: Zenit e Wolfsburgo únicos sem rótulo de 'tubarão' no caminho do Benfica

Os russos do Zenit St. Petersburgo, de André Villas-Boas, e os alemães do Wolfsburgo são os únicos clubes sem ‘rótulo’ de ‘tubarão’ que podem calhar ao Benfica nos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol.

LC: Zenit e Wolfsburgo únicos sem rótulo de 'tubarão' no caminho do Benfica

Ao ‘tombar’ para o segundo lugar do Grupo C, com o desaire caseiro de terça-feira face ao Atlético de Madrid (1-2), os ‘encarnados’ colocaram-se à ‘mercê’ de Barcelona, Bayern Munique, Real Madrid, Manchester City e Chelsea, para o sorteio de segunda-feira.

Com primeira mão na Luz, a 16, 17, 23 ou 24 de fevereiro de 2016, e segunda fora, a 08, 09, 15 ou 16 de março, o conjunto de Rui Vitória será sempre ‘outsider’, mesmo no melhor cenário, o de se deparar com o campeão russo ou o ‘vice’ alemão.

O Benfica, que ultrapassou a fase de grupos pela quarta vez, em 11 presenças, tem do seu lado o facto de nunca ter caído nos oitavos de final, que só disputou duas vezes.

Em 2005/06, os ‘encarnados’, acabados de ‘arrumar’ o Manchester United e Cristiano Ronaldo, bateram o então campeão em título Liverpool, com dois triunfos (1-0 em casa, com um tento de Luisão, e 2-0 em Anfield Road).

No único apuramento da ‘era’ Jorge Jesus, em 2011/12, o Benfica também ultrapassou os ‘oitavos’, precisamente perante o Zenit, que agora pode reencontrar: vitória na Luz por 2-0, a ‘retificar’ o desaire por 3-2 em St. Petersburgo.

Nas duas temporadas, o Benfica cairia nos ‘quartos’, respetivamente perante Barcelona e Chelsea, equipas que então se viriam a sagrar campeãs da Europa e que os ‘encarnados’ podem agora reencontrar.

O ‘Barça’ trás, porém, boas recordações ao clube da Luz, que se sagrou campeão da Europa pela primeira vez à custa dos catalães (3-2 na final de Berna, em 1960/61), ao contrário do Chelsea, também ‘carrasco’ dos bicampeões lusos na final da Liga Europa de 2012/13 (1-2 em Amesterdão).

Com o Real Madrid, a formação ‘encarnada’ também disputou uma final da Taça dos Campeões Europeus, que conquistou: em 1961/62, os então detentores do cetro bateram os ‘merengues’ por 5-3, em Amesterdão, com um ‘bis’ do ‘rei’ Eusébio.

O ‘Pantera Negra’ foi também protagonista de outro ‘duelo’ com os ‘blancos’, que o Benfica afastou nos ‘quartos’ da Taça dos Campeões de 1964/65, com uma goleada caseira por 5-1, com mais dois de Eusébio, seguido de um desaire fora por 2-1.

Quanto ao Bayern Munique, é um ‘velho conhecido’ do Benfica e conta por apuramentos os três confrontos, sempre por números expressivos: 5-1 no conjunto das duas mãos em 1975/76, 4-1 em 1981/82 e 7-2 em 1995/96.

O Manchester City e o Wolfsburgo não fazem parte do lote de equipas que o Benfica já defrontou nas taças europeias, em eliminatórias ou fases de grupos.

Vencedores dos agrupamentos:

Real Madrid, Esp (Grupo A).
Wolfsburgo, Ale (B).
Atlético de Madrid, Esp (C).
Manchester City, Ing (D).
FC Barcelona, Esp (E).
Bayern Munique, Ale (F).
Chelsea, Ing (G).
Zenit, Rus (H).

Segundos classificados:

Paris Saint-Germain, Fra (A).
PSV Eindhoven, Hol (B).
BENFICA, POR (C).
Juventus, Ita (D).
Roma, Ita (E).
Arsenal, Ing (F).
Dinamo de Kiev, Ucr (G).
Gent, Bel (H).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?