loading

Livro 'Sociedades desportivas' aponta erros a decreto-lei a regime jurídico

O livro "Sociedades desportivas", hoje apresentado na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, no Porto, aponta "incongruências e contradições" ao decreto-lei n.º 10/2013, de 25 de janeiro, que regula o regime jurídico das mesmas.

Livro 'Sociedades desportivas' aponta erros a decreto-lei a regime jurídico

Da autoria da professora catedrática Maria de Fátima Ribeiro, a monografia é o resultado da análise de "todos os estatutos das sociedades desportivas em Portugal" e "inovadora no panorama nacional", de acordo com Paulo de Tarso Domingues, professor da Universidade Católica Portuguesa, que apresentou a obra.

"É uma obra que deve estar presente em todos os dias da vida das sociedades desportivas em Portugal", acrescentou o académico, sublinhando "a legislação, por vezes, complicada que a autora encontrou e teve de analisar na sua pesquisa".

Para a autora da obra, o livro "põe a nu as incongruências e contradições que o novo regime jurídico não resolveu", numa investigação de vários meses que nasceu da necessidade de "reunir informação para lecionar sobre esta matéria" na sua faculdade.

O presidente da Liga, Pedro Proença, destacou o "estudo minucioso das sociedades desportivas" que a obra fez, considerando-o um "documento que trará mais-valias para o futebol profissional em Portugal".

Na obra hoje apresentada, entre outros temas, analisa-se o conceito de sociedade desportiva, as diversas formas possíveis de constituição do regime do capital social ou a constituição e funcionamento do órgão de administração.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?