loading

Taça da Liga: Benfica e Sporting bem 'encaminhados', FC Porto em 'risco'

Benfica e Sporting tentam na terça-feira somar vitórias na Taça da Liga em futebol, competição em que os primeiros dos quatro grupos qualificam-se para as meias-finais e num momento em que o FC Porto tem o objetivo em risco.

Taça da Liga: Benfica e Sporting bem 'encaminhados', FC Porto em 'risco'

Os ‘dragões’ estrearam-se com uma derrota em casa com o Marítimo (3-1) na primeira jornada da prova e podem falhar o apuramento: bastando à equipa madeirense fazer apenas mais um ponto no jogo que lhe falta (a receção ao Famalicão a 26 de janeiro).

Até lá o FC Porto está obrigado a vencer na terça-feira na visita ao Famalicão (II Liga), para somar os três primeiros pontos, enquanto o Marítimo ‘descansa’, depois de já ter disputado esta ronda, ao vencer ainda em novembro o Feirense (2-4).

O grupo A tem o Marítimo em posição privilegiada (com seis pontos), seguido de Feirense, com três, e ambos com dois jogos, enquanto FC Porto e Famalicão, com um jogo, ainda não somaram qualquer ponto.

O Benfica, o ‘rei’ da Taça da Liga – com seis troféus em oito possíveis – visita na terça-feira o Oriental (II Liga) e é favorito a vencer o grupo B, no qual o Moreirense também soma uma vitória.

Nacional, que perdeu na Luz, e Oriental, derrotado por Moreirense, não têm qualquer ponto, razão pela qual precisam de vencer, sob pena de deixaram a discussão do apuramento entregue à equipa de Moreira de Cónegos e Benfica, na última jornada.

No grupo C, o Sporting, finalista vencido do troféu em 2008 e 2009, visita na terça-feira o Portimonense (II Liga), equipa que tem os mesmos três pontos – de uma vitória na primeira jornada -, e o Arouca recebe o Paços de Ferreira.

Os ‘leões’ são favoritos a seguirem em frente, num grupo em que Arouca e Paços de Ferreira, sem pontos, debatem-se para evitarem desde já a eliminação, em jogo agendado para quarta-feira.

O Sporting de Braga, vencedor do troféu em 2013, comanda o grupo D em igualdade com o Rio Ave e nesta segunda jornada a equipa bracarense visita o Leixões, enquanto os vila-condenses recebem o Belenenses.

Em caso de vitória de ambos, a decisão do semifinalista a sair deste grupo acontecerá no jogo entre Rio Ave e Sporting de Braga, na terceira e última jornada.

Um cenário que poderá mudar apenas se Belenenses e Leixões se ‘intrometerem’ na luta nesta ronda, mas um empate afastará já as duas equipas.

Na Taça da Liga, em caso de igualdade pontual o desempate não contempla os confrontos diretos, mas, e em primeiro lugar, a maior diferença entre o número de golos marcados e número de golos sofridos nesta fase de grupos.

Como critérios seguintes surgem o maior número de golos marcados nesta fase de grupos, e, depois, a média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante esta fase.

Programa da jornada

Domingo, 15 de Novembro de 2015
Feirense - Marítimo, 2 - 4

Terça-feira, 19 de Janeiro de 2016
Oriental - Benfica, 0 - 1
Portimonense - Sporting, 2 - 0

Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2016
Moreirense - Nacional, 0 - 0
Leixões - Sp. Braga, 0 - 4
Arouca - Paços Ferreira, 1 - 1
Famalicão - FC Porto, 1 - 0
Rio Ave - Belenenses, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?