loading

Crónica: Dois 'deslizes' em Dortmund traem FC Porto muito 'remendado'

Um FC Porto ‘remendado’ sucumbiu hoje frente ao Borussia Dortmund, que venceu em casa por 2-0, mas os golos alemães foram conseguidos nos únicos dois ‘deslizes’ da equipa portuguesa, em jogo dos '16 avos' da Liga Europa.

Crónica: Dois 'deslizes' em Dortmund traem FC Porto muito 'remendado'

O resultado não abre grandes perspetivas para o encontro da segunda mão, dia 25, no Dragão, mas a exibição portista, apesar de muito defensiva, teve momentos de grande acerto no setor que maiores problemas tem causado ao percurso da equipa na atual temporada.

A ideia de domínio avassalador do segundo classificado do campeonato germânico ‘caiu por terra’ pela forma como os portistas reagiram ao golo ‘madrugador’ do polaco Piszczek, ao ‘anularem’ durante quase todo o jogo os jogadores mais perigosos do Dortmund, o que aconteceu até aos 71 minutos, quando Reus ‘fechou’ o marcador.

Sem Maxi Pereira, Marcano e Danilo, José Peseiro foi obrigado a ‘remendar’ a defesa, adaptando Silvestre Varela no posto de lateral direito, ‘puxando’ Layún para o centro da defesa, onde protagonizou uma boa exibição ao lado de Martins Indi, com José Angél na outra lateral.

Mas se na defesa foram as ausências que obrigaram a mexidas, daí para a frente houve alterações por opção técnica: entraram Sérgio Oliveira e Marega para os lugares de André André e Corona, por comparação com o último jogo dos portistas (vitória na Luz por 2-1).

Os alemães adiantaram-se no marcador aos seis minutos, no único erro defensivo dos portistas na primeira parte, com o polaco Piszczek a desviar após canto curto e cruzamento para a zona da pequena área, Casillas a defender, mas o mesmo jogador recarregou, de cabeça e com sucesso.

Temia-se uma ‘avalanche’ ofensiva dos anfitriões, mas a verdade é que os ‘dragões’ mantiveram posicionamentos táticos muito acertados, apesar de um certo ‘harmónio’ na linha mais atrasada, que chegava a ter cinco homens, pois Marega assumia a lateral direita, mesmo ao lado de Varela, que reforçava a zona central.

Funcionou a defender, mas não servia para fazer chegar a bola a áreas mais avançadas, tanto mais que o primeiro remate do FC Porto à baliza adversária aconteceu apenas aos 34 minutos, por intermédio de Sérgio Oliveira, e à figura de Burki.

O segundo tempo arrancou com os portugueses seguros e muito certinhos, mas sem grandes ousadias na frente, onde Aboubakar esteve sempre muito desamparado, já que Brahimi e Marega estavam com tarefas defensivas.

Peseiro trocou o argelino por André André aos 59 minutos, tentando reforçar o meio-terreno, o que conseguiu até aos 71 minutos, quando Reus aproveitou um passe atrasado de Mkhitaryan para desferir um remate fatal, ainda desviado por Indi, que deixou Casillas (estreante na Liga Europa) sem hipótese de defesa.

O mesmo Mkhitaryan poderia ter aumentado a vantagem, pouco antes do final, mas a cabeçada saiu desviada pelo guardião espanhol para o poste.

A um minuto do fim, Suk, que havia substituído momentos antes o muito esforçado Aboubakar, conseguiu algum espaço na grande área, mas rematou já sem força nem posição, permitindo a defesa de Burki.

Programa da jornada

Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2016
Fenerbahce - Lokomotiv, 2 - 0

Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016
Midtjylland - Man Utd, 2 - 1
Fiorentina - Tottenham, 1 - 1
Sevilla - Molde, 3 - 0
Saint-Étienne - Basel, 3 - 2
Dortmund - FC Porto, 2 - 0
Villarreal - Napoli, 1 - 0
Anderlecht - Olympiakos, 1 - 0
FC Augsburg - Liverpool, 0 - 0
Shakhtar - Schalke 04, 0 - 0
Valência - Rapid Wien, 6 - 0
Sion - Sp. Braga, 1 - 2
Galatasaray - Lazio, 1 - 1
Sparta - FK Krasnodar, 1 - 0
Sporting - Leverkusen, 0 - 1
Marseille - Athletic Bilbao, 0 - 1

Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2016
Sp. Braga - Sion, 2 - 2

Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2016
Lokomotiv - Fenerbahce, 1 - 1
FK Krasnodar - Sparta, 0 - 3
Lazio - Galatasaray, 3 - 1
Athletic Bilbao - Marseille, 1 - 1
Rapid Wien - Valência, 0 - 4
Leverkusen - Sporting, 3 - 1
Liverpool - FC Augsburg, 1 - 0
Schalke 04 - Shakhtar, 0 - 3
Olympiakos - Anderlecht, 1 - 2 a.p
Basel - Saint-Étienne, 2 - 1
FC Porto - Dortmund, 0 - 1
Molde - Sevilla, 1 - 0
Man Utd - Midtjylland, 5 - 1
Tottenham - Fiorentina, 3 - 0
Napoli - Villarreal, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?