loading

FIFA rejeita recurso do Seraing por partilha de passes de jogadores

A FIFA anunciou hoje a rejeição do recurso interposto pelo clube belga FC Seraing, impedido de realizar transferências durante dois anos, por violação das normas que proíbem a propriedade de futebolistas por parte de terceiros.

FIFA rejeita recurso do Seraing por partilha de passes de jogadores

“O Comité de Recurso da FIFA rejeitou o recurso interposto pelo FC Seraing e confirmou a decisão tomada pela Comissão Disciplinar”, pode ler-se em comunicado do órgão de cúpula do futebol mundial.

Na nota, o comité da FIFA informa: “O FC Seraing fica assim inibido de registar jogadores nacionais e estrangeiros por quatro completas e consecutivas épocas de transferências, com início no próximo período (verão de 2016), já que o recurso interposto pelo clube produziu efeitos suspensivos sobre a decisão da Comissão Disciplinar.”

Em setembro do ano passado, a Comissão Disciplinar da FIFA proibiu o clube belga de realizar transferências durante dois anos, por violação das normas que proíbem a propriedade de futebolistas por parte de terceiros.

A FIFA, que a partir de maio proibiu a partilha de passes de futebolistas com terceiros, condenou ainda o clube ao pagamento de uma multa de 150.000 francos suíços (cerca de 136.000 euros).

O organismo que gere o futebol mundial considerou que o FC Seraing, da segunda divisão belga, violou os regulamentos ao vender parte dos direitos económicos de alguns futebolistas e de ter assinado contratos que permitem a terceiros interferir nas decisões do clube.

Em dezembro de 2014, a FIFA aprovou a proibição de partilha de passes de futebolistas com terceiros, considerando que tal prática violava a independência de clubes e jogadores e violava a integridade das competições.

A medida, que entrou em vigor no início de maio, proíbe que empresários e grupos de investimento possam deter qualquer percentagem nos passes económicos dos jogadores, tornando os clubes nos únicos detentores.

Os acordos já existentes devem ser mantidos até ao fim do prazo e os novos acordos celebrados entre 01 de janeiro e 30 de abril de 2015 estarão limitados à duração máxima de um ano.

O FC Seraing qualificou então como “vergonhosa” e “ultrajante” a decisão da FIFA.

“Os recentes desenvolvimentos relativos ao seu secretário-geral puseram mais uma vez em evidência que [a FIFA] faria melhor em limpar a sua casa em vez de colocar entraves à atividade de clubes honestos em nome de uma moralidade que ela própria não para de espezinhar”, acusou o Seraing.

O clube belga aludia à suspensão e à instauração de um inquérito ao francês Jérôme Valcke, de 54 anos, anunciada na quinta-feira pela FIFA, por alegada conduta imprópria do secretário-geral do organismo que rege o futebol mundial.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?