loading

Crónica: Bryan Ruiz conduz Sporting à vitória e novamente ao primeiro lugar

O Sporting regressou hoje à liderança isolada da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Boavista, num jogo da 23.ª jornada em que Bryan Ruiz marcou e assistiu Ewerton para o primeiro golo.

Crónica: Bryan Ruiz conduz Sporting à vitória e novamente ao primeiro lugar

O costa-riquenho voltou à ala esquerda dos ‘leões’, com o regresso da dupla de atacantes Slimani e Teo Gutierrez, e, na primeira parte, apontou o canto para o golo do defesa-central Ewerton, aos 37 minutos, e, imediatamente antes do intervalo, fixou o resultado que repôs a vantagem de três pontos sobre o bicampeão Benfica, segundo classificado.

O Sporting voltou às vitórias no Estádio José Alvalade, depois do ‘nulo’ na receção ao Rio Ave, e quebrou o ciclo de cinco jogos sem perder do Boavista, que permanece ‘aflito’, no 16.º lugar, o primeiro acima da zona de despromoção, com 21 pontos, mais dois do que a Académica.

Relativamente à derrota na receção ao Bayer Leverkusen (1-0), o treinador do Sporting mudou o quarteto defensivo, mantendo apenas Rúben Semedo, que até foi expulso nesse encontro, promovendo as entradas de Schelotto, Ewerton e Marvin Zeegelar, assim como de Adrien, Gelson Martins e Slimani, em detrimento de João Pereira, Coates, Jefferson, William Carvalho (por castigo), Aquilani e Carlos Mané.

Do lado ‘axadrezado’, Erwin Sanchez fez apenas entrar Anderson Carvalho para o lugar de Luisinho, que, a par do suplente José Manuel, é um dos melhores marcadores da equipa, com dois golos.

As alterações de Jorge Jesus resultaram em alguma intranquilidade inicial no setor mais recuado, na maior parte das vezes não por ação dos boavisteiros, mas por hesitações e perdas de bola dos defesas ‘leoninos’, sem, contudo, beliscar o domínio ‘verde e branco’ num encontro em que Adrien voltou a ser o ‘patrão’ do meio-campo, apesar de numa posição mais recuada face à ausência de William Carvalho.

O Sporting tardou apenas 18 minutos para se acercar da baliza defendida por Mika, que nem teve de se aplicar nas primeiras quatro tentativas ‘leoninas’, primeiro porque Teo rematou muito ao lado e depois, em três minutos, entre os 32 e 35, porque Ewerton, Ruiz e João Mário também não tiveram a melhor pontaria.

O primeiro golo chegou aos 37, com uma emenda de cabeça de Ewerton, ao primeiro poste, de um canto da direita de Bryan Ruiz, que, oito minutos depois, novamente de bola parada, aumentou a vantagem ‘verde e branca’, num livre frontal, beneficiando de um desvio na barreira.

Na segunda parte, o Boavista soube quebrar o ímpeto do Sporting e esteve perto do golo, aos 53, com um remate de Anderson Carvalho ao poste da baliza do líder do campeonato, após cruzamento de Tiago Mesquita, e que na recarga Iriberri não conseguiu emendar.

Depois do poste, foi Rui Patrício, por duas vezes, a evitar o golo ‘axadrezado’, ao defender um remate do argentino Iriberri, na sequência de um lançamento longo de Paulo Vinicius, aos 58, e um ‘tiro’ do argelino Aymen Tahar, aos 78.

Apesar da reação do conjunto orientado por Erwin Sanchez, a 18.ª vitória do Sporting na I Liga só não foi mais expressiva porque o guarda-redes Mika ‘negou’ o golo a João Mário, num remate cruzado, aos 76, e a Slimani, aos 81, num lance em que a bola sobrou para Carlos Mané, que acertou no poste da baliza.

Programa da jornada

Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2016
U. Madeira - Estoril, 1 - 1

Sábado, 20 de Fevereiro de 2016
Paços Ferreira - Benfica, 1 - 3
Académica - Rio Ave, 0 - 2

Domingo, 21 de Fevereiro de 2016
Tondela - Marítimo, 3 - 4
Belenenses - Arouca, 0 - 2
V. Setúbal - Nacional, 1 - 1
FC Porto - Moreirense, 3 - 2
Sp. Braga - V. Guimarães, 3 - 3

Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2016
Sporting - Boavista, 2 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?