loading

Ténis/Taça Davis: Portugal acredita que pode ganhar à Áustria

O ‘capitão’ Nuno Marques considerou hoje que Portugal tem hipóteses de ganhar à Áustria, na primeira eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis em ténis.

Ténis/Taça Davis: Portugal acredita que pode ganhar à Áustria

“É uma equipa muito forte, mas sabemos que temos hipótese de ganhar. Vai ser uma eliminatória igualada, mas podemos ter vantagem com estas condições”, defendeu o selecionador nacional

Nuno Marques, que curiosamente se estreou na Taça Davis com a Áustria, em 1986 – “o meu primeiro encontro de singulares foi contra o Thomas Muster” -, acredita que Portugal vai conseguir reverter a tendência de derrotas com os austríacos, que somam três triunfos em igual número de eliminatórias.

“A adaptação tem sido boa, as condições estão próximas do que queríamos”, concluiu o ‘capitão’.

A jogar em casa, João Sousa não podia estar mais orgulhoso: “Não sinto pressão. Sinto-me confortável, para mim é um orgulho poder representar Portugal, sendo em Guimarães ainda há mais aquele ‘plus’ de motivação”.

O número um nacional e 37.º jogador mundial acredita que Portugal pode fazer uma eliminatória muito positiva, sobretudo se o público acorrer em grande número ao Pavilhão Vitória Sport Clube.

“O fator casa vai ser fundamental para o desfecho desta eliminatória. Se jogarmos bem, o fator casa vai ser importante para ganharmos. A Áustria tem uma equipa muito forte, que vem para vencer e nós vamos estar preparados. O Dominic [Thiem] vem com muita confiança, mas nós jogamos em casa”, salientou.

Chegado de um périplo bem-sucedido pela terra batida sul-americana, Gastão Elias adaptou-se melhor do que estava à espera ao piso rápido do complexo vimaranense.

“Desde o primeiro treino que senti bem a bola. Mentalmente já estava preparado para estas condições. É um estilo de jogo diferente, mas durante a minha vida treinei muito tempo em rápido. Era piso rápido de manha à tarde, todos os dias. Sinto-me como um peixe dentro de água”, brincou.

O número dois português ainda tem bem fresco na memória o seu último encontro com Dominic Thiem, 14.º tenista ATP. Os dois cruzaram-se na segunda ronda do torneio de Buenos Aires, com Elias a desperdiçar um match-point, para perder por 3-6, 7-6 (9-7) e 6-3.

“Pode-se esperar muita coisa dele. Acaba de ganhar dois torneios. Joguei com ele em terra batida, em condições lentas, que acho eu que é o piso em que ele melhor joga… quer dizer, depois da semana passada também não tenho tanto a certeza. O que se pode esperar de um jogador que é top 15? Mas na Taça Davis, não se ganha sozinho. Penso que somos uma equipa equilibrada”, analisou o 121.º jogador ATP.

De regresso à equipa após três anos de ausência está Pedro Sousa, que depois de um longo calvário com lesões, voltou ao seu melhor nível e foi chamado por Nuno Marques.

“Não estava à espera de ser já chamado, esperava um dia voltar a contar para o Nuno, mas não que fosse já este ano, mas fiquei muito contente. É sempre um prazer jogar pelo meu país”, reconheceu.

A primeira eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis decorre entre sexta-feira e domingo, no Pavilhão Vitória Sport Clube, em Guimarães.

A seleção portuguesa, capitaneada por Nuno Marques, é composta por João Sousa, Gastão Elias, Frederico Silva e Pedro Sousa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?