loading

Crónica: Rio Ave vence Vitória de Guimarães e reforça ambições europeias

O Rio Ave venceu hoje o Vitória de Guimarães, por 2-0, em partida 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, decidida com os golos de Guedes e Heldon, ainda antes da meia hora de jogo.

Crónica: Rio Ave vence Vitória de Guimarães e reforça ambições europeias

Os vila-condenses acabaram por justificar o triunfo, porque, após construírem uma vantagem confortável, conseguiram gerir todo o jogo, controlando um adversário que raramente reagiu e que, sobretudo no segundo tempo, se revelou demasiado apático para inverter o rumo dos acontecimentos.

Com este triunfo, o Rio Ave solidifica os seus objetivos de qualificação para as competições europeias, igualando no quinto lugar da Liga o Arouca, adversário que irá defrontar na próxima jornada.

Já o Vitória de Guimarães complicou as suas ambições de chegar aos lugares europeus, mantendo-se no 11.º posto com 35 pontos, agora com um fosso de 10 pontos para Arouca e Rio Ave.

Os donos do terreno, que vinham de duas vitórias consecutivas, não poderiam esperar melhor entrada no jogo, adiantando-se no marcador logo aos seis minutos, num cabeceamento de Guedes, após cruzamento de Lionn.

O tento 'a frio' desestabilizou os forasteiros, que demoraram a reequilibrar-se e a ganhar objetividade no seu futebol, permitindo que o Rio Ave controlasse o jogo e encontrasse brechas na defesa contrária.

Nessa toada, Heldon esteve, pouco depois, perto de ampliar a vantagem dos vila-condenses, com um remate cruzado que saiu muito perto da baliza vimaranense.

O avançado cabo-verdiano viria, aos 22 minutos, a estar novamente em destaque, mas desta vez com a pontaria mais afinada, ao não desperdiçar uma grande penalidade, após falta de Josué sobre Guedes, que resultou no 2-0.

Só com uma desvantagem mais acentuada o Vitória de Guimarães despertou para o desafio, instalando-se, paulatinamente, na área do Rio Ave e assumindo-se como a equipa mais perigosa.

Destaque para um remate de Cafu que mereceu defesa superior de Cássio, num lance em que na recarga, Valente, com a baliza à mercê, esbarrou contra Edimar, e manteve a vantagem de dois golos dos anfitriões até ao intervalo.

No regresso do descanso, a formação vila-condense recuperou o fôlego e surgiu sem dificuldades para controlar os ténues ímpetos de um Vitória de Guimarães que reentrou sem garra e soluções para encetar a recuperação.

As parcas investidas minhotas eram, quase sempre, travadas por um Rio Ave que fazia da regularidade e tranquilidade as suas maiores armas, acabando mesmo por estar mais perto do terceiro golo, num remate de Edimar à trave.

Nos instantes finais, o Vitória ainda deu o tudo por tudo para inverter o desaire, mas a jogar com mais coração do que com razão acabou por ser uma presa fácil para um confiante Rio Ave.

Programa da jornada

Sexta-feira, 8 de Abril de 2016
Boavista - Arouca, 0 - 0

Sábado, 9 de Abril de 2016
Académica - Benfica, 1 - 2
Sporting - Marítimo, 3 - 1

Domingo, 10 de Abril de 2016
V. Setúbal - Belenenses, 0 - 1
Nacional - Estoril, 4 - 1
Tondela - U. Madeira, 1 - 0
Paços Ferreira - FC Porto, 1 - 0
Sp. Braga - Moreirense, 1 - 1

Segunda-feira, 11 de Abril de 2016
Rio Ave - V. Guimarães, 2 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?