loading

Judo: Portugal está na Rússia com cinco judocas a pensar em pontos

Os Europeus de judo, que se disputam em Kazan, na Rússia, entre quinta-feira e domingo, podem servir de ‘trampolim’ no apuramento para os Jogos Olímpicos Rio2016, para os quais Portugal já tem cinco judocas virtualmente apurados.

Judo: Portugal está na Rússia com cinco judocas a pensar em pontos

Joana Ramos (-52 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Célio Dias (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), são os judocas em posição de qualificação para o Rio de Janeiro, mas neste Europeu só estarão os dois primeiros.

Telma, Célio Dias e Jorge Fonseca recuperam de lesões e a ausência em Kazan serve para salvaguardar a preparação olímpica.

“Interessa salvaguardar a plena preparação para os Jogos Olímpicos do Rio, que é o maior objetivo da época e o mais inteligente é que iniciem a preparação em plenas condições físicas”, justificou à agência Lusa o selecionador João Neto.

Os Europeus, competição que conta a 100% na pontuação para os Jogos Olímpicos, servirão, no entanto, para Joana Ramos e Sergiu Oleinic tentarem subir lugares na tabela, sabendo que no Rio de Janeiro os oito primeiros serão cabeças de série.

Outros, como Yahima Ramirez (-78 kg), judoca com possibilidades de se apurar pela quota continental, ou André Alves, Nuno Saraiva (-73 kg), Diogo Lima e Carlos Luz (ambos em -81 kg) precisam em Kazan de estar perto, ou mesmo chegar ao pódio.

“Todos os outros que irão participar têm como objetivo chegar perto das medalhas, porque só aí é que conseguem amealhar o número suficiente de pontos para continuarem na luta pelos Jogos Olímpicos”, defendeu João Neto, explicando que a competição em Kazan tem a vantagem de contar pontualmente na totalidade para o apuramento.

Com cinco apuramentos praticamente definidos, a seleção portuguesa procura assim alargar a possibilidade de qualificação a outros judocas, num momento em que já superou o número de presenças nos últimos olímpicos, em Londres2012, que teve quatro qualificados (Joana Ramos, Telma Monteiro, Yahima Ramirez e João Pina).

Depois dos Europeus, a seleção ainda terá, com a qualificação a fechar a 30 de maio, provas como o Grand Slam de Baku e o Grande Prémio de Almaty, para reforçar posições ou, até mesmo, conseguir maior presença no Rio2016.

“Teremos judocas a participar, alguns com o objetivo de chegarem aos oito primeiros no ‘ranking’ e serem cabeças de série nos Jogos Olímpicos, e outros para tentarem qualificar-se”, explicou ainda João Neto.

O selecionador disse ainda que, por enquanto, é prematuro avaliar se Telma Monteiro, a mais medalhada judoca portuguesa de todos os tempos, embora sem nunca ter tido um pódio olímpico, entrará em competição.

A judoca do Benfica lesionou-se num joelho num estágio, em fevereiro, e teve que ser operada, estando desde então em recuperação, o que a fez cair algumas posições no ‘ranking’ mundial dos -57 kg, ocupando agora o sexto lugar.

Para os Jogos Olímpicos apuram-se diretamente as primeiras 14 judocas de cada categoria, com apenas uma por país, na hierarquia feminina, e 22 em masculinos. Outra forma de apuramento, indireto, será pelas quotas continentais a atribuir.

Judocas que competem em Kazan:

Femininos: Joana Diogo (-48 kg, 68.ª no ‘ranking’ de apuramento olímpico), Joana Ramos (-52 kg, virtualmente qualificada, 11.ª), Ana Cachola (-63 kg, 36.ª), Yahima Ramirez (-78 kg, está na quota continental, 25.ª).

Masculinos: Nuno Carvalho (-60 kg, 49.º), Gonçalo Mansinho (-60 kg, 135.º), Sergiu Oleinic (-66 kg, virtualmente qualificado, 19.º), André Soares (-66 kg, 117.º), Nuno Saraiva (-73 kg, 35.º), André Alves (-73 kg, 37.º), Carlos Luz (-81 kg, 46.º), Diogo Lima (-81 kg, 51.º) e Tiago Rodrigues (-90 kg, 225.º).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?