loading

Crónica: FC Porto vence Rio Ave com reviravolta no marcador

O FC Porto venceu hoje o Rio Ave por 3-1, numa partida da 33.ª jornada da ´Primeira Liga em que os ‘dragões’ tiveram de operar a reviravolta, depois de se terem visto cedo em desvantagem.

Crónica: FC Porto vence Rio Ave com reviravolta no marcador

Hélder Postiga, logo aos cinco minutos, abriu o marcador para os vila-condenses, com um grande remate de fora da área, mas, ainda na primeira parte, o mexicano Miguel Layún, de grande penalidade, conseguiu empatar a contenda.

Já na segunda parte, Sérgio Oliveira e Silvestre Varela ‘corporizaram’ a reviravolta, permitindo o regresso aos triunfos dos ‘dragões', depois de na última jornada terem perdido pelo mesmo resultado frente ao Sporting.

Para o Rio Ave, o desaire complica de sobremaneira as aspirações de qualificação para a Liga Europa, passando a equipa a depender de desaires de terceiros para lograr esse objetivo.

Com este resultado, os portistas, que já estão certo no terceiro lugar no campeonato, passaram a contar 70 pontos, enquanto o Rio Ave manteve-se, para já, em sétimo, com 47.

A partida não poderia ter começado de melhor forma para os donos do terreno, que logo, aos cinco minutos, no primeiro remate com perigo do encontro, chegaram à vantagem, com um golo de Hélder Postiga.

Após uma disputa de bola entre Wakaso e Brahimi, o ganês ganhou o lance e desmarcou Hélder Postiga, que, com um belo remate de longe, inaugurou o marcador.

O madrugador revés destabilizou os ‘dragões, que nesta fase inicial não conseguiam acertar com as marcações, concedendo demasiados espaços para que o Rio Ave pudesse pressionar e rondar a baliza de Helton.

Ainda assim, os vila-condenses sentiam dificuldades para aramar o remate, permitindo que o FC Porto conseguisse, paulatinamente, reequilibrar a partida e, na primeira jogada de perigo que criou chegasse ao empate.

Na sequência de um lance de bola parada, aos 19 minutos Edimar agarrou na área André Silva, numa falta para grande penalidade que, Miguel Laýun, na cobrança do castigo, não desperdiçou, repondo o empate.

O tento galvanizou os forasteiros, que assumiram, então, uma postura mais dominadora, embora sem disfarçarem dificuldades no remate, perante um Rio Ave que o melhor que fez, até ao intervalo, foi um remate de Postiga, por cima.

No regresso do descanso o FC Porto entrou novamente mais forte, e com maior acutilância nas movimentações ofensivas, deixando as primeiras ameaças logo nos primeiros minutos do reatamento, com remates de Brahimi e Sérgio Oliveira.

O médio do FC Porto viria, pouco depois, a estar novamente em destaque, conseguindo, aos 57 minutos, operar a reviravolta no marcador, quando, na sequência de um canto, surgiu à entrada da área para aplicar uma forte remate que resultou no 2-1.

Na posição de desvantagem, o Rio Ave não mais se encontrou, e, ao tentar de forma atabalhoada inverter o desaire, acabou por conceder demasiados espaços para que o FC Porto explorasse o contra-ataque e, sem surpresa, chegasse ao terceiro golo, assinado por Silvestre Varela.

Programa da jornada

Sexta-feira, 6 de Maio de 2016
Paços Ferreira - Tondela, 1 - 4

Sábado, 7 de Maio de 2016
Rio Ave - FC Porto, 1 - 3
Académica - Sp. Braga, 0 - 0
Sporting - V. Setúbal, 5 - 0

Domingo, 8 de Maio de 2016
Boavista - U. Madeira, 1 - 0
Nacional - Belenenses, 2 - 2
V. Guimarães - Moreirense, 4 - 1
Marítimo - Benfica, 0 - 2

Segunda-feira, 9 de Maio de 2016
Estoril - Arouca, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?